Dicionário do Marketing Digital: Termos com a Letra “T”.

Escrito por Willian Fernando Nunes
em 17 de novembro de 2022

Treinamentos Online.

Quer Saber Mais Sobre Marketing Digital e Negócios Online?

Este Post iniciado pela Letra "T" apresenta os Termos mais frequentes na Área de Marketing, Marketing Digital e de Negócios Online do Brasil.

Termos com a Letra “T” que você precisa conhecer.

dicionário-do-marketing-digital-termos-com-a-letra-t
dicionário-do-marketing-digital-termos-com-a-letra-t

Neste Post iniciado pela Letra “T” você poderá consultar um Glossário Atualizado dos Termos Técnicos mais frequentes e importantes da Área de Marketing, Marketing Digital e de Negócios Online do Brasil.

Damos mais detalhes sobre o Dicionário neste Artigo, Dicionário do Marketing Digital: Termos de A a Z.

Siglas em Português Iniciadas Pela Letra “T”

Dicionário do Marketês Digital: Termos com a Letra "T".

TI: sigla de “Tecnologia da Informação”.

Termos em Português Iniciados Pela Letra “T”

Letra T:

A letra “T” é a vigésima letra do Alfabeto Latino (Português) e a décima sexta consoante.

Sua forma tem origem em um hieróglifo egípcio que representava uma cruz.

Os Fenícios a nomearam de “Taw” e os Gregos a chamaram de “Tau”.

Quanto ao seu nome: A letra “T” é chamada de “te” em Português. 

Quanto a escrita: A letra “T” é escrita tanto em maiúscula como em minúscula, como “T” e “t”, respectivamente. 

301:

Movido permanentemente Isso significa que uma página da Web que você está tentando acessar foi redirecionada para outra página da Web automaticamente. Então, se você estiver visitando um link, cujo URL foi alterado, você será redirecionado automaticamente para o novo endereço pelo mecanismo de pesquisa. Este elemento é conhecido como redirecionamento permanente.
Meta Tag de descrição

Tabela:

Relação dos preços de inserções de propaganda, medidas em tempo para a mídia eletrônica, em espaços para a mídia impressa e em impressões e visualizações para internet.

Quadro onde se registram, ordenadamente, cálculos ou estimativas realizados, em geral representados por linhas e colunas, em porcentagens ou números absolutos.

Tabulação:

Contagem de frequência de respostas a determinada questão, agrupando-se respostas semelhantes, segundo critérios previamente estabelecidos.

Talento:

Diz-se dos artistas de um programa de TV, rádio ou internet, dos figurantes de um comercial. Por extensão, o custo de sua atuação.

Tangível:

Produto possível de ser tocado, sentido pelo tato, percebido pela visão, paladar ou olfato.

Tarifa:

Custo fixado para a expedição de mala direta e que segue normas determinadas pelos correios.

Tática:

Atividade específica usada para perseguir estratégias. Arte usada para se sair bem em qualquer coisa.
TÁTICA
Ação planejada para o cumprimento de uma meta; especificação pormenorizada de uma estratégia. Há decorrência das táticas de mídia também com relação às táticas globais de comunicação e de marketing.
V. Critério, Estratégia, Meta, Objetivo, Planejamento.

Taxa de Abertura:

Porcentagem de pessoas que abre um e-mail enviado pela empresa.
Taxa de abertura: porcentagem que indica quantas pessoas abriram uma comunicação por email, dentre todas aquelas que receberam o email.

Taxa de Cliques:

Porcentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links contidos em um e-mail ou outro conteúdo (como uma publicação nas redes sociais) enviado pela empresa.
Taxa de cliques
É uma métrica que busca avaliar a porcentagem de usuários que clicaram em determinado anúncio ou acessaram alguma publicação da empresa.
TAXA DE CLIQUES
(CTR ou Click Through Rate). Percentual de cliques que um banner, link de texto ou outra peça publicitária gerou. É calculado dividindo-se o número de cliques pelo número de exibições da peça.
V. CTR.
(CTR) Taxa de clique: porcentagem que indica quantas pessoas clicaram em um link do email, dentre todas aquelas que receberam o email.

Taxa de Conversão:

Taxa de conversão: é a porcentagem de clientes que realiza a conversão desejada. Se a taxa de conversão de uma Landing Page for de 80%, significa que de cada 100 pessoas que visitaram a página 80 viraram Leads.
Taxa de conversão é um termo altamente recorrente no universo digital, principalmente quando falamos de e-commerce e de negócios que recorrem à grande rede mundial de computadores para crescer.
Representa a percentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Por exemplo, se a taxa de conversão de uma Landing Page for de 70%, significa que 70 em cada 100 visitantes se tornaram Leads.
Uma conversão pode significar qualquer evento que ocorra através da interação de um usuário num site, desde o registar o e-mail para fazer o download de um e-book, a um clique num link, à abertura de uma página específica ou mesmo à compra de algum produto ou serviço. Podemos também dizer que “convertemos” quando um possível cliente solicita um orçamento ou entra para a base de leads para ter acesso às publicações das newsletters.
Conversão, dentro deste contexto, é assim aquilo que todos esperam alcançar: vendas. O objetivo é atrair clientes em potencial e, a partir daí, criar meios para que esta pessoa avance nas etapas que compõe o Funil de Vendas, até que seja possível converter este lead em vendas, um processo que requer atenção, criatividade e visão estratégica para acontecer na prática.
Contudo, além de medir este tipo de variável, a Taxa de Conversão é igualmente um bom parâmetro para entender o alcance de uma campanha publicitária , e avaliar a eficácia das estratégias empregadas.
Essa é a porcentagem de pessoas que concluíram uma ação desejada em uma única página, como o preenchimento de um formulário de landing page. Páginas com altas taxas de conversão têm boa performance, enquanto páginas com baixas taxas de conversão têm baixo desempenho.
Taxa de Conversão: Corresponde ao número de usuários que completam uma determinada ação esperada pela marca ou empresa. Assim, eles se tornam leads.
Taxa de conversão – Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada. Exemplo: se a taxa de conversão de uma Landing Page for 70% isso quer dizer que 70 em cada 100 visitantes viraram Leads.
Taxa de Conversão
É o percentual de conversão de visitantes para leads.
É o cálculo feito dividindo o número de pessoas que acessam o site pelo número de pessoas que efetuam uma ação.
Exemplo: se 300 pessoas entram em um site por dia e, apenas 10, realizam a compra, a taxa de conversão é de 30%.
Porcentagem de usuários que completa uma determinada ação desejada pela empresa, sendo “convertidos” em clientes ou leads, por exemplo. A taxa de conversão pode ser utilizada e medida nos mais variados canais, como e-mail marketing, páginas de vendas, blog, entre outros.
Taxa de conversão Taxa de conversão é a porcentagem de visitantes que convertem em seus usuários ou a porcentagem de conversão de tráfego para os leads de vendas.
Taxa de conversão
Como você pode perceber, o marketing digital está intrinsecamente ligado a resultados, por conta disso, a taxa de conversão é uma importante métrica para avaliar o desempenho de campanhas, bem como, o planejamento de futuros projetos. Em suma, é um indicador que apresenta a porcentagem de leads ou clientes que foram convertidos a partir de certo anúncio ou ação.
Bom, é a taxa de conversão que você obtém em uma determinada ação. Então, por exemplo, se você quer 35 pessoas convertam na sua newsletter a cada 100 pessoas atingidas, você está olhando para uma taxa de 35% conversão.
Bem direto, certo?
Taxa de conversão: A porcentagem dos visitantes do seu site que executam uma ação desejada, por exemplo: agendar seus serviços, assinar sua newsletter, comprar seus produtos, etc.
Taxa de Conversão: É a porcentagem proveniente do número de visitas de um site dividido pelo número de ações realizadas (conversões).

Taxa de Engajamento:

Métrica usada para descrever a quantidade de interações – curtidas, compartilhamentos e comentários na rede social.

Taxa de Entrega:

Porcentagem de mensagens que são efetivamente entregues aos usuários ou potenciais clientes. Costuma ser usada quando o assunto é e-mail marketing, já que as taxas de entrega de e-mails costumam variar de acordo com a ferramenta utilizada, peso da mensagem, assunto, entre diversos outros fatores.
Taxa de Entrega: porcentagem que indica quantas pessoas receberam uma comunicação por email com sucesso, dentre todas aquelas selecionadas na segmentação da campanha.

Taxa de Penetração:

A taxa de penetração de um produto, ou serviço, consiste na percentagem de compradores que comprou o produto, pelo menos uma vez, durante um determinado periodo de tempo considerado para análise.
Podemos dizer que, enquanto a quota de mercado corresponde à percentagem em termos do volume de vendas de um qualquer mercado, a taxa de penetração é a percentagem em termos do número de potenciais clientes desse mesmo mercado.
A taxa de penetração faz parte do conjunto de dados de mercado que devem ser alvo de um estudo de benchmarking, sempre que se pretenda entrar em novos mercados, nomeadamente quando se pretenda desenvolver processos de internacionalização.
Quanto menor a penetração de um produto, ou serviço, num determinado mercado, maior o potencial de crescimento que esse mesmo mercado apresenta.
Por outro lado, pode servir de indicador da maturidade de um deteminado mercado, visto que, quanto maior a sua taxa de penetração, maior o número de consumidores com acesso ao produto, e, portanto, maior a proximidade com o seu ponto de saturação.
Assim sendo, a taxa de penetração é um dos indicadores necessários, mas não suficientes, para definir a posição de um qualquer produto na matriz BCG.

Taxa de Rejeição:

A Taxa de rejeição consiste no número de vezes em que um utilizador abandona um website após visitar apenas uma página do mesmo.
A taxa de rejeição é uma das principais métricas do Google Analytics e calcula-se através do quociente entre o número de visitas únicas à pagina com o número de visitas com apenas uma página vista, multiplicando-se por cem.
Para que a taxa de rejeição seja o mais baixa possível é necessário ter em conta o uso correto de keywords, do layout, call-to-action e links externos.
As palavras chave da página devem estar diretamente relacionadas com o core do site, o layout clean e a existência de call-to-action permitem fluidez na navegação pelo site, os links externos deverão estar relacionados com o conteúdo do site. Assim a página conseguirá corresponder às expectativas dos seus visitantes.

Taxa de Rejeição do Website:

É o percentual de usuários que acessa uma página e, em seguida, sae sem clicar em mais nada. Uma alta taxa de rejeição, geralmente, leva a baixas taxas de conversão.
Taxa de rejeição É a porcentagem de visitantes que visita o seu site e, em seguida, deixa-se rapidamente depois de ficar com apenas uma página.
TAXA DE REJEIÇÃO
Percentual de visitas nas quais o usuário saiu na página de entrada do site.

Taxa Legal:

Expressão empregada para designar a remuneração da agência.
V. Birô de mídia, Comissão de agência, Remuneração de agência, Lei nº 4.680.

Técnicas de Dependência:

Na análise multivariada, quando existe apenas uma variável ou então um conjunto de variáveis admitidas como dependentes e um conjunto remanescente de variáveis classificadas como independentes, ou seja, que influenciam o comportamento da(s) variável(is) dependente(s). Como exemplo, tem-se a análise de regressão, a análise discriminante, a análise conjunta, a análise de variância, a análise canônica etc.
V. Análise multivariada, Dados métricos, Dados não métricos.

Técnicas de Interdependência:

Na análise multivariada, refere-se a uma classificação de técnicas de análise de dados em que as variáveis que estão sendo consideradas não são divididas em grupos de variáveis dependentes, e sim divididas em grupos de variáveis dependentes e independentes. Ou seja, todas são consideradas em um único conjunto de variáveis em que simultaneamente apresentam relações de interdependência entre si. Como exemplo, tem-se a análise fatorial, a análise de conglomerados, a análise de correspondência, o escalonamento multidimensional etc.
V. Análise multivariada, Dados métricos, Dados não métricos.

Telemarketing Ativo:

Funcionário faz a ligação para um cliente.

Telemarketing Passivo:

Funcionário recebe ligação do cliente.

Telemarketing:

O telemarketing consiste no desenvolvimento de campanhas de marketing por telefone, normalmente em ambiente de call center (ou contact center), onde todas as chamadas costumam ser gravadas e existe a figura do supervisor.
Com o auxilio de um script previamente elaborado, em cada contacto tentam-se ultrapassar as várias etapas do processo de venda, despertar interesse, ultrapassar as objecções, vencer os travões á compra, e fechar uma venda.
Os contactos tanto podem ser de origem inbound, como outbound, sendo diferentes as técnicas utilizadas em cada caso.
O telemarketing assume-se como um processo de relacionamento bastante completo e a natureza pessoal e interactiva torna-o num meio bastante flexivel.
É uma ferramenta para a construção de relações intimas e duradouras, e, como tal, traduz-se num apoio ao marketing relacional, muito utilizado para acções de follow-up, inquéritos de sondagem, entre outros.
Mais recentemente, até o tempo em que se aguarda por algum tipo de informação, ou que simplesmente atendam a chamada, é utilizado para passar mensagens comerciais, muitas vezes sobre a forma de neuromarketing, recorrendo a jingles ou slogans.
Telemarketing – Utilização do telefone para vender direto para os consumidores.
TELEMARKETING
Toda e qualquer atividade, interativa ou não, desenvolvida por meio de sistemas de telemática – voz, dados e imagem – e multimídia, de caráter ativo ou receptivo, objetivando ações de comunicação e gerenciamento de informações, dentro do escopo de marketing (Estatuto Social da ABT – Associação Brasileira de Telemarketing).

Teleponto:

Antigamente, rolo com texto para facilitar a leitura, em câmara, do locutor de T
V. Atualmente, com o mesmo objetivo, dispositivo eletrônico dotado de uma tela.

Telespectador:

Pessoa ou grupo de pessoas que veem um programa ou canal de T
V. Audiência de T
V. Propomos os seguintes termos para os conceitos americanos abaixo: Heavy viewer – Telespectador habitual: a pessoa que vê TV com grande assiduidade. Light viewer – Telespectador esporádico, ou eventual: a pessoa que não é assídua diante do aparelho. Medium viewer – Telespectador médio: a pessoa cujo interesse pela TV não é habitual nem esporádico.

Tempo Médio Por Indivíduo:

Tempo médio que os unique users de determinado site navegaram durante o período analisado.

Tempo no Site:

Tempo médio durante o qual um visitante permanece ativo em um determinado website.

Teste de Conceito:

Identifique as necessidades, desejos e preferências dos seus consumidores em relação a novos produtos e serviços.

Teste de Mercado:

Tipo de pesquisa de mercado realizada para avaliar as possibilidades de um produto no mercado total, através da observação controlada de seu desempenho numa área restrita, representativa daquele mercado total.
V. Mercado-teste.

Teste de Preço:

O teste de preço é um estudo de mercado que avalia a elasticidade procura-preço de produtos, ou serviços, quer eles sejam novos, ou já existentes.
Para tal, utiliza uma amostra de consumidores representativa de segmentos que a empresa considera importantes para a sua estratégia de marketing.
Hoje em dia, o canal internet apresenta-se como uma solução rápida, e de baixo custo, para a recolha deste tipo de informação, quer seja recorrendo às redes sociais, envio de newsletters, ou criando um microsite especialmente para o efeito.
Após a recolha dos dados, e utilizando técnicas de análise regressiva, é possivel estimar qual o volume de vendas que seria obtido para diferentes niveis de preço.
Na posse desta informação a empresa poderá escolher, conscientemente, qual o preço que maximiza o seu lucro, mas também o impacto de descontos e promoções.
O teste de preço é particularmente relevante quanto estamos perante politicas de fixação de preço do tipo desnatação, ou de valor percebido. Mais recentemente, passou a ser uma ferramenta de processos dinâmicos de criação de preço, como o yield management.
Ver também: Teste de Produto

Teste de Produto:

Um teste de produto é um tipo de estudo de mercado que pretende avaliar produtos, ou serviços, quer estes sejam novos, ou já existentes.
A informação para testar o produto é recolhida através de uma amostra de consumidores que serão entrevistados após o consumo do produto, por forma a que se possa averiguar do impacto causado pelo mesmo.
Neste tipo de testes é habitual recorrer-se à metodologia do focus groups para entrevista dos consumidores, mas, hoje em dia, um teste de produto pode ser facilmente elaborado recorrendo à utilização das redes sociais.
Deve ser efectuado na fase da concepção de um novo produto, ou serviço, para testar os seus aspectos conceptuais, evitando-se o investimento em produtos que falhem o mesmo.
O teste poderá mostrar que pequenas variações no produto permitem captar a atenção de diferentes segmentações. Ou que o serviço é ideal para ser vendido em bundling.
Deste modo podem ser geradas poupanças significativas na fase preliminar de investigação e desenvolvimento de um produto.
Ver também: Teste de Preço

Teste do Dia Seguinte:

O teste do dia seguinte é um teste à memória dos consumidores no dia a seguir a terem visto um anúncio publicitário.
Permite avaliar da eficiência desse mesmo anúncio, nomeadamente, no que diz respeito ao incremento de notoriedade junto do público alvo.
Para que o incremento de notoriedade seja mensurável, é necessário que seja conhecido o ponto de partida inicial, o que implica uma medição à priori do lançamento do anúncio.
O teste do dia seguinte faz parte da avaliação de qualquer campanha publicitária, desde que nos objectivos recolhidos no briefing conste o aumento de notoriedade.
Outro tipo de indicadores, como por exemplo o volume de pesquisas num motor de busca, pode também ser utilizado como um bom indicador de notoriedade.
A facilidade com que é possivel obter este tipo de informação, bem como a rapidez na obtenção da mesma, fizeram com que a internet se tenha tornado um terreno priveligiado para efectuar este tipo de teste.
Finalmente, através do processo de tracking, é possivel medir, em tempo real, o impacto que a campanha publicitária teve sobre o número de visitas ao site.

Testes A/B:

Teste A/B: acontece quando são feitas duas versões diferentes de uma página com o mesmo objetivo para avaliar qual têm um resultado melhor diante dos usuários.
Esse é o processo de comparar duas variações de um único projeto para determinar qual tem o melhor desempenho para ajudar a melhorar os esforços de marketing. Isso geralmente é feito em e-mail marketing, call-to-action e landing pages.
Teste A/B: É um teste feito com duas ou mais versões de uma página ou publicação. E, a partir da resposta dos usuários, é possível avaliar qual é a melhor.
Esse tipo de teste é muito comum ao lançar novas ações de marketing digital. Como o próprio nome diz, consiste em realizar um teste que avalia qual ação trará resultados mais assertivos. Para isso, são criadas duas versões de uma mesma página ou e-mail, por exemplo, para, após, verificar a que der mais retorno e utilizá-la como padrão.
Teste A/B – Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho com a interação do público. Um exemplo é uma página com um formulário com 4 campos e uma versão com 8 campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao usuário.
Testes A/B
É a estratégia de testar diferentes abordagens para verificar qual delas tem um resultado melhor junto aos usuários e que converte mais em uma página.
Teste feito com duas ou mais variações de uma página, publicação ou e-mail. O objetivo é avaliar qual das versões apresenta melhor desempenho tendo como base a resposta dos usuários. Por exemplo: você pode enviar dois e-mails com assuntos (títulos) diferentes e testar qual deles conquista a maior taxa de abertura.
Teste A/B
Essa ferramenta é bastante empregada atualmente para realizar anúncios com certas características diferentes, mas com o mesmo objetivo, e então, no final, será analisada qual teve melhor performance. Com base nos dados obtidos, a empresa será capaz de elaborar campanhas mais eficazes e assertivas para o público-alvo.
Teste A/B
É um teste onde se avalia duas versões diferentes de uma página, para entender qual delas possui uma melhor aceitação do público e outros fatores de interesse.
Um exemplo de teste A/B poderia ser trocar a ordem dos itens listados no menu de navegação do site e analisar como isso afeta a usabilidade do usuário.
Testes A/B: Comparar duas versões de uma página na internet para ver qual tem o melhor desempenho. A diferença entre as duas versões comparadas (chamadas de A e B) deve ser específica, por exemplo, a cor do botão “Entre em Contato”, o título da homepage ou a foto de capa de uma galeria de imagens.
Digamos que você é dono de um negócio e um dos propósitos do seu site é fazer seus clientes em potencial entrarem em contato. Você poderia comparar duas versões da sua página de Contato onde o formulário de contato ou o número de telefone apareçam com um design ou localização diferentes.
Teste A/B: Análise comparativa de resultados obtidos por duas versões diferentes de uma mesma página, com o mesmo objetivo, utilizadas por um mesmo público durante um período determinado.
Testes A/B
São testes que avaliam duas versões diferentes de estratégias, práticas, otimizações, design, etc. Os dados obtidos através destes testes são usados para determinar qual a melhor opção a ser mantida.
Teste A/B: experimento que compara variáveis de um mesmo elemento, com o objetivo de entender qual delas performa melhor para o público.
Testes A/B
Conduza testes comparativos entre anúncios e compreenda qual é o mais eficaz.

Testes de Embalagem:

Consulte a opinião dos seus consumidores sobre novas embalagens para decidir sobre mudanças no design e otimizações.

Testes de Produto:

Consulte a opinião dos seus consumidores sobre novos produtos para decidir sobre mudanças no design e otimizações.

Texto Âncora:

É o texto ou imagem visível e clicável numa hiperligação. Este texto é um elemento bastante relevante para o ranking dos motores de busca, ou seja, para a posição de um site nas páginas do motor de busca.
Os textos âncora são bastante comuns ao longo de artigos, uma vez que direcionam o usuário para páginas que abordam o tema mais pormenorizadamente.
Os exemplos mais comuns de texto âncora são “Clique aqui” ou “Veja aqui”. No entanto são maus exemplos de aplicação deste tipo de texto, uma vez que são palavras vazias que não acrescentam valor à SUA missão como empresa.
Um excelente exemplo de texto âncora são os títulos das pesquisas no Google, que descrevem com precisão o conteúdo da página de destino.
Texto Ancora Anchortext é um texto clicável de um hiperlink. Sempre que você lê algum artigo, há uma linha ou uma palavra em cor azul com ou sem um sublinhado. E, se você clicar nele, você será redirecionado para a URL segmentada. Agora, você não pode ver o URL diretamente, mas você pode ver o texto âncora. O URL é diferente do texto Ancora. O texto da Ancora na versão HTML aparece assim: Instituto Desenvolve T.I Você pode ver na imagem acima que o https://desenvolveti.com.br/ – é o URL que não está visível para você na página. Mas a última parte que é Instituto Desenvolve T.I é visível para você, que contém o URL. Então, quando você clica no texto âncora, você será redirecionado para o URL diretamente.

Texto Foguete:

Diz-se do texto curto de rádio, contado por palavras ou segundos. Também usado na TV, quando a locução é acompanhada de exibição da marca do anunciante, em geral inserida diretamente sobre a imagem do evento ou programa transmitido.
V. Chamada, Vinheta.

Texto:

Parte escrita ou falada da mensagem. Em rádio, diz se também do spot lido em cabina.
V. Comercial, Locução de cabina, Spot.

Ticket Médio:

Ticket Médio É o valor médio das compras efetuadas.
Exemplo: se, em um mês, foram feitas 50 compras no seu site, é preciso somar o valor de todas elas e dividir por 50. O resultado é o ticket médio daquele período.
Ticket Médio: Métrica que indica o valor médio que cada cliente gasta nos serviços ou produtos da empresa.

Título:

Nome de publicação, revista ou jornal.Nome de programa de TV ou rádio.Forma de identificação do anúncio nas programações de mídia.

Títulos de Cabeçalho:

Título é um título de título de uma página apresentada como uma marca H1 ou H2 com estilos de fonte maiores para chamar a atenção em.

Títulos:

Título O título descreve o significado do conteúdo ou da imagem. Um título deve ser relevante para o contexto, porque com base em um título, um usuário decide-se em clicar nesse link ou não.

Tofu: Sigla para Topo de Funil (Top of the funnel)

Topo do Funil:

O topo do funil refere-se à primeira etapa da jornada de compra. Os leads nesse estágio estão apenas identificando um problema que eles têm e estão procurando mais informações. Dessa forma, é importante criar conteúdo útil que ajude a identificar esse problema e a fornecer as próximas etapas em direção a uma solução.
ToFu – Top of Funnel
São as ações, campanhas ou materiais de divulgação que servem como a porta de entrada para uma futura conversão. É o pontapé inicial que o cliente precisa para desejar consumir ou sentir-se interessado em um determinado produto ou serviço.

Topo de Funil (Top of the funnel) – estágio inicial de um Lead no processo de venda, ainda longe do momento da compra. Os materiais para topo de funil são mais introdutórios e possuem o objetivo de transformar o visitante em Lead.
ToFu
Sigla para Topo de Funil (Top of Funnel) e que se refere aos materiais e ou textos mais gerais, introdutórios sobre um determinado assunto.
Possuem como objetivo dar uma visão geral sobre um determinado problema ou solução.
ToFu – Top of Funnel
São as ações, campanhas ou materiais de divulgação que servem como a porta de entrada para uma futura conversão. É o pontapé inicial que o cliente precisa para desejar consumir ou sentir-se interessado em um determinado produto ou serviço.

Tráfego de Leitura:

Verificação da leitura das diversas páginas e seções de jornais e revistas, para mensurar a atenção e a lembrança da audiência desse veículo. Pode contribuir também para medir a relativa importância dessas páginas na formulação de preços para comercializar espaços dos veículos.

Tráfego Orgânico:

Oposto ao tráfego pago, os visitantes gerados de maneira orgânica são usuários que encontraram seu site através de mecanismos de busca, como o Google. A maneira mais fácil de aumentar o tráfego orgânico é publicar conteúdo de qualidade em seu blog regularmente. Contudo, essa é uma das estratégias utilizadas em marketing digital.
Tráfego Orgânico: Reúne métricas como visitas de um site e seguidores nas redes sociais que são conquistadas sem precisar investir em anúncios, por exemplo. São espontâneos.
É quando os usuários encontram a sua página através dos mecanismos de busca. O uso das palavras-chave adequadas são essenciais pensando nesse tipo de tráfego.
Tráfego Orgânico
Não possui custo direto. Os usuários chegam até o seu site ou blog por meio de pesquisas nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo, ou quando ele clica em um link compartilhado por um amigo numa rede social.
Visitas no website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter seu conteúdo exibido. É o caso de acessos diretos no blog, redes sociais (sem impulsionamento ou anúncios), buscas naturais do Google, visitas vindas de compartilhamentos feitos por fãs, visitas vindas de cliques na newsletter, entre outros.
É toda visita em um site onde o usuário faz uma pesquisa no google para chegar até uma página específica.
A forma mais eficiente de aumentar o tráfego orgânico do site é publicando conteúdo de relevância no seu blog ou site regularmente. Essa é, inclusive, uma das principais estratégias do marketing de conteúdo, que vimos um pouco acima nesse dicionário do marketing digital.
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico representa todas as visitas advindas de meios em que a empresa não precisou pagar para ter o seu conteúdo ou marca exibida. São exemplos as pesquisas no Google, compartilhamento de fãs, acessos pelo blog, dentre outros.
Tráfego orgânico
É o tráfego advindo da busca de uma palavra-chave nos mecanismos de busca, onde o seu site acaba sendo encontrado e clicado.
Vale lembrar que o que caracteriza o tráfego orgânico é a sua natureza gratuita. Portanto, quanto melhor rankeado nos mecanismos de busca a sua página estiver, mais tráfego orgânico ela irá gerar.
Tráfego orgânico: Tráfego que chega em seu site como resultado de buscas que não são pagas. O principal motivo para otimizar um site para os motores de busca (SEO) é direcionar para um site a maior quantidade possível de tráfego gratuito.
Tráfego orgânico
Tráfego proveniente de uma busca feita nos mecanismos de busca sem que seja através de um link patrocinado/anúncio. Quanto maior o tráfego orgânico, mais significa que alguma palavra-chave sua está bem ranqueada.

Tráfego Pago:

Também conhecido como link patrocinado, o tráfego pago é a audiência que o seu site tem originados dos anúncios publicitários desenvolvidos por meio de plataformas específicas, como Google Ads e Facebook Ads. As principais formas de criar um tráfego pago são com base no CPC e CPM. A vantagem dessa modalidade é que você pode lançar uma campanha hoje e ver se é rentável em poucas horas.
Diferentemente do termo acima, o tráfego pago é aquele que chega através dos anúncios publicitários realizados em plataformas específicas, como Google Ads e Facebook Ads.
Tráfego Pago
É uma estratégia de pagar, por meio de anúncios, para que os visitantes cheguem até a página de sua empresa.
Visitas no website vindas de anúncios e publicações pagas, seja nas redes sociais, banners, Google Adwords, etc.
Tráfego Pago
Por outro lado, o tráfego pago é caracterizado por todas as visitas, visualizações e acessos vindos de uma fonte paga, tais como Google Ads ou Facebook Ads.

Tráfego:

O tráfego é o visitante ativo no seu site ou na sua página web. Quanto maior o tráfego, melhores serão as chances de se classificar na página de resultados da pesquisa.
TRÁFEGO

Setor/departamento de uma agência de propaganda encarregado de controlar o fluxo do trabalho de uma ou mais áreas.

Termo muito usado na internet. Quantidade de pessoas que visitam determinado site. A geração de tráfego é um dos principais objetivos mercadológicos de qualquer negócio on-line.
Tráfego: movimentação de usuários que acessam um site.

Transmissões:

É o envio de informações por meio de ondas eletromagnéticas. A informação (sonora ou visual) é convertida em impulsos elétricos, que são amplificados e lançados numa antena, a partir da qual é irradiada para todas ou apenas para determinadas direções de acordo com as características da antena.

Transparência:

Imagem estática, geralmente em cores, criada sobre base transparente para possibilitar sua projeção numa tela.

Transporte:

(Transportation ou Transit advertising). Modalidade de propaganda em meios de transporte — trens, metrôs, ônibus, barcas, táxis e estações de embarque. Em geral, cartazes, tabuletas, cartões, com características que os aproximam do cartaz de outdoor e do cartazete de ponto de venda. Também chamado mobiliário urbano ou out of home.
V. Outdoor.

Travões à Compra:

Um travão à compra define-se como sendo aquilo que poderá fazer exitar um consumidor no momento da decisão de compra. É utilizado por oposição a uma motivação à compra.
No ponto de venda, os travões à compra podem ser combatidos, quer através da utilização de técnicas sofisticadas de merchandising, quer através da incorporação de keepers.
Numa acção de vendas cara a cara, quer se trate de uma venda consultiva, ou da utilização de hard selling, deverá ser precipitado um fecho por parte do comercial, por forma a combater os travões à compra sempre inerentes a qualquer venda.
Entre os vários travões à compra existentes, destacam-se como tendo particular relevância estatistica, o medo e a inércia.
O medo está subjacente ao desconhecimento do produto ou serviço, e é normalmente ultrapassado após o consumidor compreender quais os beneficios do produto, e o que eles poderão acrescentar na resolução das suas necessidades.
A inércia poderá ter várias origens, e costuma ser ultrapassada com ofertas, descontos, ou prazos de validade. Alguma coisa, que leve o consumidor a pensar que comprar hoje não é a mesma coisa que comprar amanhã, e facilite um fecho
Consultar também Objeções

Triângulo de Ouro:

No web design, este é o padrão de visualização de uma página da web criada com base no rastreamento do olhar do usuário. Esta área atrai o principal foco de atenção e é a mais provável de ter o engajamento e os cliques do internauta. Este triângulo vai do canto superior esquerdo da página ao canto superior direito e dali na diagonal até em baixo cruzando a página até o canto inferior esquerdo da parte visível da página antes da rolagem. Ou seja: sua principal mensagem, suas Chamadas de Ação (veja CTA) e detalhes de contato devem estar localizados nesta área mágica.

Triângulo do Mecenato:

O mecenato consiste numa acção de marketing below the line (BTL) que tem por objectivo tirar partido da associação do mecenas com um determinado evento ou entidade social.
O triângulo do mecenato é o conjunto dos agentes que interagem em qualquer tipo de mecenato, constituindo as variáveis controláveis neste ambiente.
O triângulo do mecenato é constituído por três agentes distintos:
O mecenas, detentor de uma estratégia de marketing, ou de comunicação, a qual pretende pôr em prática, para o seu público alvo, através da acção de mecenato.
O evento ou a entidade social, da qual devem ser conhecidos os valores e a imagem que transmite. Na posse desta informação poderemos avaliar dos riscos e benefícios para a notoriedade da marca que age como mecenas.
E a comunidade geral, ou local, que consiste nas pessoas que assistem ou que se identificam com o evento, quer ao vivo, quer através dos media. É necessário confirmar se a assistência corresponde ao público alvo pré-definido.
Ver também: Triângulo do Patrocinio.

Triângulo do Patrocínio:

Um patrocinio consiste numa acção de marketing below the line (BTL) que tem por objectivo tirar partido da associação do patrocinador com um determinado evento, assunto, ou entidade patrocinada.
O triângulo do patrocinio é o conjunto dos agentes que interagem em qualquer tipo de patrocinio, constituindo as variáveis controláveis neste ambiente.
O triângulo do patrocinio é constituído por três agentes distintos:
O patrocinador, que tem uma estratégia de marketing bem definida para o seu público alvo, o qual pretende alcançar através deste tipo de acção.
O evento, ou a entidade patrocinada, da qual se deve conhecer a imagem, e os valores, que transmite. Com base nesta informação são avaliados os riscos e beneficos da associação para a notoriedade da marca patrocinadora.
E o público alvo, que é a audiência esperada do evento, quer através dos media, quer através da assistência ao vivo. Deve ser confirmado se a audiência corresponde ao público alvo pré definido na estratégia de marketing referida em cima.
Ver também: Triângulo do Mecenato.

TV Digital:

Sistema de transmissão de sinal de TV que possibilitou significativas melhoras em relação ao sinal analógico, como a qualidade de imagem e de som, comparada à do cinema. Viabilizou a recepção do sinal fora das residências (smartphones, tablets, notebooks etc.). Desde 2007 as transmissões comerciais começaram a adotar a tecnologia na transmissão e produção, com significativa melhora na qualidade de som e imagem.
V. TV de alta definição.

TV Por Assinatura:

Emissora de TV cujo sinal só é distribuído mediante contrato com o usuário, que paga uma taxa mensal – a assinatura – conforme o número de emissoras recebidas. Nos Estados Unidos, a distribuição das TVs por assinaturas é feita predominantemente por meio de cabo coaxial. No Brasil, convivem a distribuição por cabo coaxial, fibra óptica ou satélite de forma codificada.
V. Fibra óptica.

Siglas em Inglês Iniciadas Pela Letra “T”

Termos em Inglês Iniciados Pela Letra “T”

Dicionário do Marketês Digital: Termos com a Letra "T".

Table Top:

Comercial de feitura rápida e simples, rodado “em cima da mesa”, donde o nome da técnica: objetos, fotos, desenhos, filmados na sequência de sua colocação, acompanhados de texto, com ou sem locução sobreposta.

Tag:

Tags: Termo usado na internet para agrupar conteúdos e facilitar sua identificação. Funciona como uma categorização.
TAG
Do inglês “etiqueta”, “rótulo”. Na internet, são palavras que ajudam na organização de informações, agrupando aquelas que receberam a mesma marcação.

Target Group:

Grupo-alvo. Segmento, público objetivado, público-alvo.

Target Marketing:

O target marketing é adotado quando as empresas observam que, mesmo com a diversificação de produtos, poderiam perder parte do mercado, e decidem atender melhor a necessidade pontual de diversos segmentos do mercado. Essa estratégia parte do pressuposto de que os elementos que compõem o mercado não são iguais. Os consumidores são distintos entre si, com comportamentos, desejos e necessidades distintas. O Mix de marketing* (link) produto, o preço, a promoção e a praça devem ir ao encontro desse consumidor, com necessidades específicas e singularizadoras.
TARGET MARKET Mercado-alvo.V. Target group.

Target:

Expressão utilizada para se referir a um público alvo. É o público-alvo ou mercado que deseja atingir.
Exemplo: o target de um restaurante são as pessoas da localização que ele está.
Target – É o público-alvo de uma mensagem. Mulheres, 30 a 40 anos, casadas…
Alvo. Em marketing, designa público-alvo.
É um grupo de clientes ou público-alvo para qual as campanhas e estratégias de marketing são direcionadas. No mercado existem diferentes tipo de público, por isso, definir o perfil e características semelhantes do target por idade, gênero, localização e outros aspectos é fundamental.
Target: É o público-alvo ou mercado que deseja atingir.Target
Grupo de pessoas, objetivos ou metas que são o alvo de alguma ação de marketing.Target: objetivo a ser atingido, público-alvo. Leia mais em:

TDT Mobile:

Transmissão da medição de audiências de conteúdos ao vivo (live) de emissoras abertas, assistidas através de dispositivos móveis, com tecnologia TDT (transmissão digital terrestre).

Team Building:

espírito de equipe. Método que visa obter melhores resultados por meio do trabalho de equipe. Leia mais em:

Teaser:

Chamadas anteriores ao lançamento de um produto ou serviço, criando expectativa. Dicas de negocios online sobre como antecipar ao lançamento
Literalmente, provocador, estimulador. Em propaganda, são mensagens curtas e frequentes de preparação de atenção para gerar expectativas no lançamento de uma campanha publicitária.

Teletron:

Sistema de coleta de dados de índices de audiência domiciliar e individual em tempo real, 24 horas por dia, em uma amostra representativa do universo, do tipo painel, desenvolvido pelo Ibope. O teletron identifica o estado de sintonia do aparelho de TV, além de possuir oito botões com sinalização luminosa para o registro da presença, frente ao televisor de cada pessoa do domicílio. As informações são transmitidas por linhas telefônicas privadas e/ou radiofrequência. Este meter não é mais utilizado.
V. Meter, Painel, Peoplemeter, Tevêmetro, Tevetron.

Templates:

Template: Estrutura predefinida que facilita o desenvolvimento de um conteúdo a partir de algo já construído.
Template: Trata-se de um modelo estruturado previamente que facilita o desenvolvimento e a criação de conteúdo ou páginas na web.

Test Market:

V. Mercado-teste.

Testimonial:

Depoimento por meio do qual uma pessoa exprime opinião, reflete observação ou experiência própria a respeito de um produto/ serviço anunciado.
a) De especialista/perito: quando prestado por depoente que domina conhecimento específico relacionado ao produto/serviço anunciado: possui formação profissional ou experiência reconhecidamente superior à da média das pessoas.
b) De pessoa famosa: quando prestado por pessoa cuja imagem, voz ou qualquer outra peculiaridade a torne facilmente reconhecida pelo público.
c) De pessoa comum ou de consumidor: quando prestado por quem não possua conhecimentos especiais ou técnicos a respeito do produto/serviço anunciado.
d) Atestado ou endosso: quando emitido por pessoa jurídica, frequentemente uma entidade ou corporação, refletindo a sua posição oficial.
V. Conar.

Text Link:

É um link de texto HTML simples. Quando você clicou neles, redirecionou você para a página específica mencionada no link.

Text Alt:

AltTag / TextAttribute É um nome curto para Texto Alternativo. AltText é uma descrição para os Mecanismos de Buscas lerem o conteúdo em HTML do seu Site. Sempre que digitar uma palavra-chave, as imagens que são exibidas no SERPs, contém a configuração do seu Atributo a palavra chave de referência. O Google não pode ler a imagem, mas pode ler a tag alt e exibir os resultados em conformidade com a busca do usuário. Então, na próxima vez que você inserir uma imagem em seu artigo – não esqueça de adicionar texto alternativo à imagem.

Third Party Data:

(3rd party data). Informações adquiridas por outros agregadores de dados e fornecidas para empresas que queiram criar perfis e segmentos de clientes.

Tie In:

Ligação. Designa a correlação existente entre o enfoque de várias peças ou atividades de comunicação de uma mesma campanha, dando-lhe unidade.

Tier Premium:

Serviços de TV por assinatura com quantidade maior de canais que as ofertas básicas a um preço maior.

TIK TOK:

TikTok é um aplicativo chinês de compartilhamento de vídeo. Os usuários podem gravar, editar e compartilhar arquivos de 15 segundos criados com filtros, música, efeitos visuais, entre outros recursos. Assim como outras redes sociais, outros usuários podem acompanhar as publicações, curtir e comentar. É um aplicativo muito usado por pessoas mais jovens, com até 24 anos.

Time Shifted Viewing:

(TSV). Audiência que consolida os resultados da programação ao vivo com aquela gravada na TV e consumida em até sete dias após a exibição original.

Time Shifting:

Espectador assiste à programação no horário que desejar.

Timecode:

Formato de numeração dos quadros de um vídeo (timecode) padronizado pela Society of Motion Pictures and Television Engineers Timecode.

Titile Tag:

TitleTag Titletag é um elemento HTML usado para descrever o título no navegador e os resultados da pesquisa. Ele deve ser preciso e relevante para o conteúdo, de modo que ele se classifique melhor nos resultados da pesquisa se o usuário procurar a palavra-chave mencionada em seu título.

Top of Mind:

Produto ou serviço número um na lembrança dos consumidores.
Top of mind: TOP OF MIND
Literalmente, topo da mente. O equivalente a “na ponta da língua” para o pensamento, a lembrança, o conhecimento de uma marca, produto ou serviço.
Top of Mind
Produto, serviço ou marca que está sempre na cabeça das pessoas.

Top of mind: marca ou produto mais lembrado espontaneamente. Leia mais em:

Top:

TOP Literalmente, em cima, topo. Tipo de inserção cuja característica é a contagem regressiva do tempo que antecede a abertura de determinados programas, em geral de cinco a sete segundos.

Total Quality Control:

Controle de Qualidade Total. Sistema presente em todas as fases de uma empresa de manufatura, para assegurar uma produção sem erros.Leia mais em:
Touch point de mídia

TQC: sigla de “Total Quality Control” — Controle de Qualidade Total.

TQM: – Total Quality Management.

Tracking:

O tracking é a possibilidade de acompanhamento, em tempo real, do comportamente dos visitantes num determinado site de internet.
É uma ferramenta que possibilita ao internet marketing a avaliação exacta do sucesso das suas acções, em especial do CTR, e do CPM, bem como a medição do ROI, e importância, ou não, das palavras chave utilizadas.
Permite avaliar os comportamentos dos visitantes, através da recolha de dados estatisticos, quer quantitativos, quer qualitativos, das visitas de um website.
O processo de tracking, nomeadamente a recolha de informação dos visitantes, poderá ser efectuada a partir de um ficheiro log do site, ou através de um script escrito para o efeito, normalmente em linguagem javascript.
O tracking possibilita também um processo de melhoria continua, por via da recolha e tratamento das informações recolhidas, que alimentam processos de database marketing e marketing relacional, ou ainda de SEM e SEO.
A partir deste tipo de tecnologia é possivel não só saber qual a origem das visitas ao site, como também de que cidade vem, ou a velocidade da conecção internet que utilizam, entre muitas outras coisas, que se traduzem em informação disponivel para análise.

Trade Marketing:

O trade marketing é definido como a disciplina do marketing que maximiza a diferenciação dos produtos e serviços nos pontos de venda.
Desenvolve relações com os canais de distribuição, por forma a entender as necessidades cruzadas entre marcas, pontos de venda e consumidores.
O conceito de trade marketing dita a necessidade de se adaptar os produtos, a logística e a estratégia de marketing, em articulação, para que seja possivel a diferenciação da concorrência, e se possa conquistar o consumidor no ponto de venda.
Num mundo de produtos cada vez mais indiferenciados, e maior poder de negociação por parte dos retalhistas, que se apresentam na forma de supemercados, hipermercados, etc, e onde o livre serviço é predominante, o preço deixou de ser o unico factor de atracção.
Por outro lado, estes retalhistas passaram a vender marcas brancas, produzidas pelos próprios, aumentando a necessidade de diferenciação.
Assim, passaram a ser determinantes para a escolha final por parte do consumidor, não só o preço, mas também o prazo de entrega, o pós venda, bem como todos os outros serviços associados a um determinado produto, ou serviço.
Ver também: Merchandising

Trainee:

cargo geralmente ocupado por profissionais recém-formados que passam por um programa de treinamento e desenvolvimento.

Training On The Job:

treinamentos feitos durante as tarefas práticas do funcionário, como um estágio supervisionado. Leia mais em:

Transponder:

Equipamento do satélite que recebe, amplifica o sinal, muda a sua frequência e o devolve à Terra, onde é captado por antenas parabólicas.

Trigger:

Um gatilho de banco de dados é um código de procedimento executado automaticamente em resposta a determinados eventos em uma tabela ou exibição específica em um banco de dados . O gatilho é usado principalmente para manter a integridade das informações no banco de dados. Por exemplo, quando um novo registro (representando um novo trabalhador) é adicionado à tabela de funcionários, novos registros também devem ser criados nas tabelas de impostos, férias e salários. Os gatilhos também podem ser usados para registrar dados históricos, por exemplo, para acompanhar os salários anteriores dos funcionários.

TSV:

(Time Shift Viewing). Possui um painel destacado do restante do aparelho para facilitar as mais variadas instalações presentes atualmente. Efetua a transmissão dos dados através da internet por meio de rede celular.

Turnover:

Substituição de pessoal (força de trabalho) por novos contratados. Rotatividade da força de trabalho.
TURNOVER
Rotatividade. Turnover: rotatividade. Movimento de admissão e demissão dos funcionários de uma organização.

Twitter:

Uma rede social que permite aos usuários compartilharem publicamente mensagens de até 280 caracteres, além de seguir e ser seguido por outros usuários. É uma plataforma excelente para socializar tirar dúvidas rápidas de clientes.
Twitter: Uma rede social com presença massiva de notícias que permite aos usuários publicar pequenas mensagens (também conhecidas como tweets) de até 140 caracteres (apesar de que este limite está sendo gradativamente dobrado enquanto escrevemos este artigo). É uma ferramenta útil de marketing se seu trabalho tiver relevância em tempo real, como fotojornalismo, por exemplo.

Estes foram os termos iniciados pela Letra “T”

Dicionário do Marketês Digital: Termos com a Letra "T".

Clique na Letra ou Seção do Glossário que deseja pesquisar:

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Treinamentos Online.

Quer Saber Mais Sobre Marketing Digital e Negócios Online?

Quer Saber Como Criar Um Negócio Online Iniciando Com o Seu Site/Blog ?

Aprenda Aplicando Técnicas de Marketing Digital do Treinamento Método Turbo Tráfego . . .

Trabalhe honestamente

Tenha mais tempo com a família

Deixe o Google Trabalhar pra você...