Dicionário do Marketing Digital: 50 Termos com a Letra “B”.

Escrito por Willian Fernando Nunes
em 17 de novembro de 2022

Treinamentos Online.

Quer Saber Mais Sobre Marketing Digital e Negócios Online?

Este Post iniciado pela Letra "B" apresenta os Termos mais frequentes na Área de Marketing, Marketing Digital e de Negócios Online do Brasil.

50 Termos com a Letra “B” que você precisa conhecer.

dicionário-do-marketing-digital-termos-com-a-letra-b
dicionário-do-marketing-digital-termos-com-a-letra-b

Neste Post iniciado pela Letra “B” você poderá consultar um Glossário Atualizado dos Termos Técnicos mais frequentes e importantes da Área de Marketing, Marketing Digital e de Negócios Online do Brasil.

Damos mais detalhes sobre o Dicionário neste Artigo, Dicionário do Marketing Digital: Termos de A a Z.

Siglas em Português Iniciadas Pela Letra “B”

BPF: Sigla para “Boas Práticas de Fabricação”.

Termos em Português Iniciados Pela Letra “B”

Letra "B" - Dicionário do Marketês Digital.

Letra B:

É a segunda letra do Alfabeto Latino (Português), e é também a Primeira Consoante. Para os Hebreus é chamado por Beth, porém quando o alfabeto foi adotado na Grécia Antiga mudaram-lhe o nome para Beta.

Balcão de Anúncios:

É a pessoa Jurídica Independente, ou seja é uma Empresa com as mesmas características do Agenciador Autônomo, cuja responsabilidade é fazer a captação de todos os materiais publicitários junto aos anunciantes para depois distribuir os mesmos aos Veículos de Comunicação.

Base de E-mails:

Conjunto de contatos (leads) ou clientes, que optaram por receber comunicações do seu negócio.

Base de Visitantes:

Base de Visitantes é o número médio que usuários que visitam o seu site ou página diariamente, ou seja, é uma média das visitas diárias recebidas.

Essa métrica é muito importante porque vai ajudar no entendimento das informações coletadas a respeito do site ou página, como tempo de carregamento e se os conteúdos estão sendo relevantes para os visitantes.

Benefícios do Produto:

O beneficio de um produto/serviço, consiste nas necessidades que uma determinada vantagem do mesmo satisfaz, assim do ponto de vista do cliente é o que importa, no sentido em que o que move o consumidor é a satisfação de necessidades, e não características ou vantagens intrínsecas do produto em questão.
Toda a teoria de técnicas de vendas assenta na importância do beneficio aquando da apresentação do produto, ou serviço, ao potencial cliente.
Sempre que se pretenda falar a linguagem do cliente, deverão ser utilizados os benefícios do produto como forma de apresentação.
Exemplos de benefícios de um produto são poupar tempo, ganhar dinheiro, reduzir custos, aumentar status ou sobreviver no mercado.

Blocos de Anúncios:

Bloco de anúncios ou blocos publicitários são espaços livres dentro do site reservados exclusivamente para veiculação de anúncios.

Bloco de Anúncios de Nível Inferior:

Qualquer bloco de anúncios que não esteja no nível mais elevado numa hierarquia de blocos de anúncios de vários níveis podendo também surgir com a designação de bloco de anúncios “secundário” ou “descendente”, dependendo do contexto.

Bloco de Anúncios de Nível Superior:

Bloco de anúncios de nível mais elevado numa hierarquia composta por blocos de anúncios de vários níveis, podendo também surgir com a designação de bloco de anúncios “principal”, dependendo do contexto.

Blog:

Essa é a abreviação de weblog, seu nome veio da união das palavras inglesas “web” e “log” que em uma tradução mais livre quer dizer “diário online”.

No Marketing Digital, os Blogs são páginas da web atualizadas com certa regularidade e correspondem a uma determinada área ou seção de um site onde serão publicados conteúdos de interesse de um público-alvo específico como artigos, imagens, vídeos e até áudios.

Os blogs portanto são considerados essenciais, porque ajudam a melhorar o posicionamento dos sites nos mecanismos de busca como o Google, aumentam consideravelmente o tráfego de visitantes, criam autoridade no assunto, geram leads qualificados e podem ser também monetizados.

Visite nosso Blog em: https://dicasdenegociosonline.com/

Blog de Negócios:

Em Empreendedorismo, blogs são espaços que podem ser usados estrategicamente tanto por pessoas físicas quanto por empresas, como forma de compartilhar experiências, conhecimentos e realizar Negócios Online.

Bônus:

Bônus é uma forma de desconto ou crédito concedido em favor da agência, por ato de liberalidade do veículo, em função dos investimentos publicitários por ela carreados ao longo de determinado período. Pode combinar critérios quantitativos (investimento e crescimento) e qualitativos (diversificação da carteira, pontualidade na entrega das autorizações e dos pagamentos, entre outros). Destinado a estimular o desenvolvimento da agência, em regra não pode ser transferido aos clientes. Em sua essência, corresponde ao mecanismo de incentivo comumente empregado por empresas industriais nas relações com os seus canais de distribuição.

Buscador:

Site utilizado para procurar informações na internet. Cada buscador utiliza métodos diferentes para encontrar e apresentar os resultados das buscas feitas pelos usuários.

Buscas Orgânicas:

É todo tráfego vindo de um bom posicionamento orgânico (gratuito) em ferramentas de busca como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada.
São os acessos ao site, blog ou rede social gratuitos. Ou seja, quando os usuários chegam até a marca de forma natural, sem investimento financeiro da empresa.
Exemplo: ao usar técnicas de SEO no blog, o acesso orgânico tende a aumentar.

Siglas em Inglês Iniciadas Pela Letra “B”

B2B: Sigla em Inglês para “Business-to-Business”, que em Português se refere à um tipo de negociação que acontece de “Empresas para Empresas”.

B2C: Sigla em Inglês para “Business to Customer”, que em Português significa “De Empresas Para o Consumidor Final” e se refere à esta natureza de operações.

B2E: Sigla em Inglês para “Business to Employee”, que em Português significa “Negócio com o Colaborador”.

BAM: Sigla em Inglês para “Business Activity Management”, que em Português quer dizer “Monitoramento das Atividades de Negócio”.

BBS: Sigla em Inglês para “Bulletin Board System”, que em Português se refere a um “Sistema de Quadro de Avisos”.

BI: Sigla em Inglês para “Business Intelligence”, que em Português quer dizer “Inteligência de Negócios”.

BoFu: Sigla em Inglês para “Bottom of Funnel”, que em Português quer dizer “Fundo de Funil”.

BPM: Sigla em Inglês para “Business Process Management”, que em Português quer dizer “Gerenciamento de Processos de Negócios”.

BSC: Sigla em Inglês para “Balanced Scorecard”, que em Português quer dizer “Indicadores de Desempenho”.

BTL: Sigla em Inglês para “Below The Line”, que em Português quer dizer “Abaixo da linha”.

BUMO: Sigla em Inglês para “Brand Used Most Often”, que em Português quer dizer “Marca Usada com Mais Frequência”.

Byod: Sigla, em Inglês para “Bring Your Own Device”, que em Português quer dizer “Traga Seu Próprio Dispositivo”.

Termos em Inglês Iniciados Pela Letra “B”

B2B:

A expressão Business-to-Business é o nome dado ao serviço ou comércio realizado entre empresas, ou seja, as negociações que ocorrem de uma empresa para outras empresas e que não tem como objetivo principal atingir os consumidores finais.

As indústrias que fornecem a matéria-prima para a fabricação de alimentos são participantes do comércio B2B.

Como exemplo podemos citar: os beneficiadores de farinha de trigo que abastecem, supermercados e padarias de uma determinada região.

B2C:

O termo Business-to-Consumer é a denominação dada a toda a relação de negócios (comércio) estabelecida entre um fabricante, distribuidor ou prestador de serviços diretamente com o consumidor final.

Podemos citar empresas como a Amazon e Lojas Americanas que disponibilizam em seus sites os mais variados produtos de diversos fabricantes e os vendem diretamente aos consumidores.

B2E:

O “Business to Employee” é um modelo de marketing voltado para dentro das organizações, onde as estratégias adotadas pelas empresas não se concentram nos consumidores finais, mas mantém uma abordagem focada em seus próprios funcionários.

O Business-to-Employee (B2E) é uma estratégia interna que se concentra em melhorar a vida diária de seus funcionários visando alcançar uma maior taxa de retenção daqueles tidos por mais experientes e valiosos.

A experiência do funcionário não é atrativa apenas por incorporar talentos a empresa, ela também deve ser capaz de reter aqueles funcionários mais qualificados e talentosos em seu quadro corporativo, mantendo os mesmos satisfeitos e no centro de seu foco, transformando-os em verdadeiros embaixadores da marca e da empresa.

A exemplo podemos citar benefícios de vários tipos como: estimular estratégias de formação de equipe, cursos de treinamento e capacitação, flexibilidade de horário, bônus e ofertas especiais etc.

Veja também: Endomarketing e Experiência do funcionário.

Backlinks:

São links colocados estrategicamente em uma página da internet que apontam diretamente para outro site guiando os seus leitores a páginas que possuam conteúdo relevante e de interesse desse leitor.

Resumindo Backlinks são Links de um site para outro.

Backlinks de qualidade ajudam a aumentar o posicionamento de um site nos Mecanismos de Pesquisas como o Google, uma vez que estes mecanismos usam os backlinks como fatores de classificação nas SERPs.

Basicamente existem três tipos de backlinks:

  • Os Links de Entrada que trazem tráfego de um site bem posicionado com o objetivo de aumentar a autoridade de domínio do site que os recebe;
  • Os Links de Saída que posicionados em páginas internas levam tráfego para páginas externas;
  • Os Links Internos posicionados em páginas internas e que levam para outra página interna interligando as páginas de um blog ou site, aumentando o tempo de permanência do usuário.

OBS: Quanto mais backlinks um site recebe de outros sites com maior autoridade, maior é a pontuação deste no ranking das pesquisas, porém, quanto mais backlinks de baixa qualidade esse site recebe de outros sites mais a pontuação deste fica prejudicada.

BBS:

Bulletin board system (BBS)

Um (BBS) Bulletin board system em Português sistema de quadro de avisos, é um Ambiente virtual (servidor), formado por computadores, modems e softwares de comunicação, que permite aos usuários uma vez logados, realizar funções como: upload e download de software e dados, leitura de notícias, troca de mensagens através de fóruns públicos até bate papo.

Below The Line (BTL):

O conceito de below the line (ou BTL) é utilizado, por contraposição com above the line (ou ATL), para designar os esforços de marketing fora dos media.
A comunicação below the line tem em vista resultados imediatos, com alcance de curto prazo, para um rápido aumento das vendas.
Hoje, com o aparecimento de novos canais de comunicação (internet, sms, mobile video) esta divisão semântica está um pouco em desuso.
Exemplos de marketing below the line são promoções, feiras, patrocinios, internet, ou acções de telemarketing.

Na grande distribuição, é muito utilizada a técnica de pôr a força comercial a fazer a venda personalizada do produto nos corredores das gôndolas.
Embora este tipo de ação também contribua para a notoriedade da marca, o seu objectivo prende-se acima de tudo com a oferta de algum tipo de incentivo, para que se obtenha um acréscimo imediato das vendas.
O incentivo oferecido, para além dos habituais descontos imediatos (promoções), ou algum tipo de cupom para cross-selling, ou up-selling, costuma ser limitado no tempo.

Ver também: Above the Line (ATL)

Benchmarking:

Significa estudar as boas práticas ou métodos que a concorrência ou o mercado estão aplicando, para repeti-las ou adaptá-las para a sua empresa.

Benchmarking é um processo contínuo e sistemático, que compara os nossos produtos, serviços, e práticas, com as dos nossos melhores concorrentes, ou com as empresas que são reconhecidas como líderes de mercado.

É visto como um processo positivo e pró-ativo pelo qual uma empresa analisa as outras, na realização de uma função específica, com o objetivo de melhorar a mesma função, ou uma outra semelhante.

O benchmarking consiste na busca das melhores práticas de um mercado, tendo como objetivo identificar os métodos mais eficazes e eficientes utilizados, bem como a pesquisa de ideias inovadoras.
Procura, posteriormente, adaptá-las à realidade da empresa, alcançando um desempenho superior e uma melhoria contínua.

O benchmarking pode também ser interno e neste caso o alvo da análise são os outros departamentos da empresa.

Benchmarking: este processo se dá pelo estudo da concorrência e do mercado para incorporação de boas práticas ou aperfeiçoamento dos métodos que são utilizados pela empresa.

Você avalia o que está sendo feito de melhor no mercado, tanto pelos seus concorrentes como por empresas de outro setor, como forma de melhorar os seus próprios processos.

É o processo de pesquisa constante dos concorrentes, que pode ser feito comparando os produtos, preços e até mesmo suas campanhas publicitárias.

Exemplo: ao criar um plano de negócios, é importante entender como os concorrentes atuam para buscar um diferencial.

Benchmarking – Comparação de produtos ou processos de empresas líderes com a intenção de descobrir por que aquelas empresas, produtos ou processos são melhores. Assim pode-se imitar ou melhorar o desempenho de outras

Benchmark é simplesmente analisar seus concorrentes e comparar o que eles têm de bom e ruim. Ao fazer um benchmark, você verifica o que a concorrência está fazendo para obter bons resultados e o que sua empresa pode replicar, por exemplo.

Essa técnica é ótima para identificar quais oportunidades sua empresa está deixando de lado e assim, pensar em uma atuação mais estratégica.

Benchmarking: processo de avaliação que compara a empresa com a concorrência. O objetivo é incorporar as melhores práticas de outras companhias e aperfeiçoar métodos.

Benchmarking: É um processo contínuo de investigação e comparação de produtos e/ou serviços, análise de concorrência e mercado, além das práticas empresariais, com o objetivo de incorporar boas práticas ou aperfeiçoar os métodos que já são adotados pela empresa. Ou seja, é avaliado o que está sendo feito de melhor, tanto pelos seus concorrentes como por empresas de outro setor, como forma de melhorar os seus próprios processos.

Benchmarking
Utilizar resultados já consolidados próprios ou de concorrentes para fazer comparações para determinar o desempenho de práticas e técnicas a serem mantidas ou abandonadas na busca pelo melhor resultado.

E por falar em analisar seus concorrentes para comparar o que eles têm de bom e ruim, aconselho que comece pelo Template do site deles.

A nossa recomendação é o “Tema Avenger” que você pode conhecer no banner abaixo! .

Black-Hat:

Black hat: são práticas antiéticas de SEO usadas para melhorar o posicionamento de determinado site dentro de buscadores como o Google.

Black hat – São práticas antiéticas de SEO para posicionar bem um site em buscadores como o Google.
Conjunto de práticas de SEO consideradas antiéticas. Têm a finalidade de posicionar bem um site nas ferramentas de busca, como o Google.

Black Hat SEO:é um conjunto de práticas Perigosas para o Posicionamento de conteúdo. Nestas práticas Instituto Desenvolve T.I – Todos os Direitos Reservados www.desenvolveti.com.br 15 o proprietário do site não segue as diretrizes adequadas do mecanismo de pesquisa. Se o Google ou qualquer outro mecanismo de busca, detecta esses sites, eles podem ser desclassificados e proibidos para sempre.
Black Hat

Black Hat são práticas antiéticas de SEO que buscam um melhor posicionamento orgânico nos mecanismos de pesquisa.

Black hat Técnicas/práticas antiéticas utilizadas por pessoas/mecanismos que não respeitam as diretrizes de empresas ou órgãos com o objetivo de posicionar bem um website em buscadores (como o Google) e influenciar nos resultados de pesquisas.

Black hat Práticas de SEO que são consideradas antiéticas, pois se utilizam de artimanhas para posicionar melhor sites nos resultados do Google.

Black Hat: técnicas de SEO contra as boas práticas do Google que visam enganar os algoritmos e alcançar melhores resultados no ranqueamento.

Blended Marketing:

O Blended Marketing é uma Estratégia de Marketing que combina o marketing tradicional (off-line) com o marketing digital (on-line).
O crescimento acelerado da internet, a evolução exponencial das novas tecnologias e a presença de um consumidor cada vez mais digitalizado tem vindo a transformar o paradigma do marketing e a criar novas oportunidades às empresas.
É uma estratégia integrada e um meio eficaz para o sucesso. O marketing tradicional, de forma isolada, vê-se ultrapassado.

Bofu:

Bofu – Sigla para Fundo de Funil (bottom of the funnel) – estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo a se tornar um cliente, pronto para a compra. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.

BoFu
Sigla para Fundo de Funil (bottom of Funnel) e que se refere à parte final. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente exatamente o porquê de comprar a sua solução.

Na medida que um possível cliente começa a consumir material de um nível ou de outro dentro do funil, dizemos que ele está sendo educado – no ToFu estão as pessoas menos educadas e, no BoFu, estão as pessoas mais educadas, ou seja, prontas para a compra.

BoFu – Bottom of Funnel É a cartada final! São os materiais que vão convencer ou não os usuários a comprar ou consumir determinado produto ou serviço e o porquê de aquela ser a melhor solução. Ou seja: a tão aguardada conversão digital.

Bounce Rate:

Significa a Taxa de Rejeição, em que mostra a porcentagem de visitantes que acessam seu site e saem sem clicar ou explorar em outras páginas.

Uma taxa de rejeição alta geralmente apresenta níveis de conversões negativas, porque ninguém fica no site por tempo suficiente para ler o conteúdo ou converter.

Bounce Rate É a taxa de pessoas que entram em uma página da internet e saem rapidamente, sem interagir e navegar. Taxa de Bounce Rate elevada é indicativo de que o seu conteúdo não é atrativo e precisa ser melhorado.

Bounce rate (Taxa de rejeição): Porcentagem de visitantes que vão embora de um site depois de visualizar apenas uma página. Se a taxa de rejeição na análise do seu site é muito alta, provavelmente você deve melhorar alguma coisa no conteúdo da sua página (é a hora dos testes A/B!) e se certificar que as páginas do site estão todas linkadas umas às outras e são facilmente acessíveis.

Bounce Rate (Taxa de rejeição) Um indicador que mostra a porcentagem de visitantes que visitaram um website e saíram dele, sem acessarem qualquer outra página.

A métrica é calculada através da divisão do número de visitantes que agiram dessa maneira, em relação ao total de visitas.

Bounce rate: percentual de sessões que começaram e terminaram sem a ocorrência de interação, e por interação o padrão do Google Analytics entende como a troca de página.

BPM:

O Business Process Management, que em Português se traduz por Gerenciamento de processos de negócios é uma estratégia que une gestão de negócios e tecnologia da informação (TI) para otimizar processos e melhorar resultados

Brainstorm:

Brainstorming é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como “tempestade de ideias”.

A intenção aqui é fazer justamente o que o nome propõe: Criar uma tempestade de ideias.

Primeiramente deve-se levantar uma diversidade de opções sobre os pensamentos, experiências, habilidades, sugestões de forma que, cada individuo ou um grupo de pessoas tendem a ver as coisas ou um determinado assunto.

Depois de analisar algum “Tema Específico” espera-se chegar ao melhor resultado extraindo daí as melhores ideias para montar a estrutura do negócio que se pretende criar.

Brand Equity:

Brand Equity é um termo da área de Marketing que expressa o valor adicional que se atribui a uma Marca com base na perceção dos seus consumidores.

Esse valor influencia a forma como o consumidor pensa, sente e age em relação à marca.
Representa o conjunto de ativos e passivos ligados a uma marca que se somam ou se subtraem do valor proporcionado por um produto/serviço para uma empresa e/ou para os seus consumidores.

Os ativos e passivos podem ser agrupados da seguinte forma: lealdade à marca, notoriedade , qualidade percebida, associações à marca e outros ativos da empresa como patentes e relações com os canais de distribuição.

Uma marca ou um produto com forte brand equity tende a ser facilmente lembrado, bem-conceituado e, por isso, recomendado pelos seus consumidores.

As empresas podem criar brand equity para os seus produtos tornando-os memoráveis, facilmente reconhecíveis e superiores em qualidade e confiabilidade. As campanhas de marketing em massa também ajudam.

Brand Equity – Valor agregador, resultante da transformação de um produto em uma marca.

BRAND EQUITY Valor agregado resultante da transformação de um produto numa marca. O conceito de brand equity atribui a determinadas marcas um valor superior ao que os consumidores lhe atribuem.

Brand Equity Quando o valor do produto foi agregado com tanto sucesso que a marca se torna sinônimo de um produto.

Branding:

É o conjunto de ações estratégicas que contribuem para o posicionamento e percepção de valor da marca de empresas ou personalidades perante aos seus consumidores.

A definição de branding, ou brand management, é a gestão do conjunto de elementos que compõem uma marca e a sua identidade , sendo estes atributos descritivos verbais, e símbolos concretos, como o nome, logótipo , slogan e identidade visual, que representam a essência de uma empresa, produto/serviço ou personalidade.

O branding é, assim, o trabalho de construção e gestão de uma marca no mercado.

A construção de uma marca forte para um produto, uma linha de produtos, ou serviços, é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo.

Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.

Visto que o branding tem o papel de fortalecer a marca, podemos dizer que o bom trabalho de branding tem como objetivo aumentar o brand equity e, consequentemente, o valor da empresa em si.

A sua execução não é tomada apenas por ações de marketing que posicionam a marca e que a divulgam no mercado, mas também por ações internas na empresa, transmitindo, para todos os interessados, a imagem pretendida.

Assim sendo, branding é o conjunto de práticas e técnicas que visam a construção e o fortalecimento de uma marca, com o objetivo de desenvolver positivamente a reputação de marcas, produtos e organizações, alinhando-as com os objetivos organizacionais e o público almejado.

Branding é o processo de criar uma imagem da sua marca na mente dos consumidores.

É uma estratégia projetada pelas organizações para atrair e reter clientes fiéis, oferecendo um produto ou serviço sempre alinhado com o que a marca promete.

Branding: É o nome dado ao processo de criação e gestão de uma marca no mercado. Reúne identidade visual, estratégias de posicionamento e relacionamento com o público.

Processo de criação da imagem de uma marca na mente do consumidor. É uma estratégia que visa atrair e reter clientes fiéis e, por isso, não poderia ficar de fora do nosso dicionário do marketing digital.

Branding
Conjunto de ações estratégicas focadas no posicionamento e percepção de valor da marca de uma empresa junto aos consumidores.

É a reunião de ações que tem como objetivo marcar o posicionamento da marca.

Exemplo: o branding da Nike é baseado em esportes, estilo de vida saudável e personalidades de diversas modalidades.

BRANDING Construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado. Administração da imagem de marca de uma empresa. Um processo, que pode levar décadas, pelo qual uma marca agrega valores e envolve suporte de longo prazo de comunicações.

Brand: marca. Branding: construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa. Conjunto de ações ligadas à gestão da marca.

Tudo o que se refere a gestão da marca de uma empresa é o branding. E isso conta desde a forma como ela se posicionará como marca, a identidade visual e até mesmo a linguagem verbal. Todo esse conjunto deve caminhar na mesma direção, transmitindo o objetivo da marca como empresa.

Branding: Processo que envolve a criação de um nome e imagem exclusivos para um produto ou para um serviço. Para isso, deve ser usado um tema consistente em todo o seu material de marketing e vendas.

O objetivo do branding é fazer seu negócio se destacar de seus concorrentes de forma a atrair clientes fiéis.

Assegure-se de que sua presença tanto online como offline têm o mesmo tom e estilo, incluindo aí seu site, seus cartões de visita, sua logo e seus canais nas redes sociais.

Você encontra neste artigo mais dicas sobre branding e também não deixe de conferir nossas dicas de personal branding.

Branding: Conjunto de elementos e ações estratégicas que contribuem para o posicionamento e percepção de valor da marca de uma empresa perante aos seus consumidores.

Briefing:

É o conjunto de informações, dados e instruções necessários para que uma tarefa seja executada. Dentro de uma agência de publicidade, por exemplo, é comum vermos a área de Atendimento, responsável pelo contato com os clientes, enviando briefings para a Criação, que irá desenvolver as peças gráficas da campanha.

Na área dos serviços de marketing, vendas e publicidade, o briefing refere-se à apresentação por parte do cliente de quais os objetivos delineados, para que a empresa contratada possa planear as ações para os atingir.

Por norma assume a forma escrita, e engloba informações como o contexto do produto e mercado, estratégia e posicionamento da empresa, bem como as orientações gerais.

O briefing não deve ser desvalorizado pelo anunciante, que é uma peça fundamental nesta etapa da campanha publicitária.

O anunciante deverá ser o mais detalhado possível, por forma a garantir que a compreensão dos seus objetivos foi alcançada.

Somente um briefing bem elaborado poderá assegurar uma correta medição dos resultados para definição do sucesso final da campanha publicitária.

Após definição dos objetivos, é possível escolher quais as melhores variáveis mensuráveis para medir o seu atingimento, ou não.

Resulta, do exposto em cima, que, na ausência de definição de objetivos mensuráveis, nunca será possível medir de forma correta o resultado das ações planeadas.

A utilização de um modelo facilita a compilação dos dados, e a sua coerência.

Briefing: Também conhecido como “resumão”, reúne todas as informações necessárias para o desenvolvimento de um trabalho para um determinado cliente. Deve incluir recursos e objetivos.

Briefing – Conjunto de dados comerciais ou de MKT que servem de base para estudos de promoções e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.

BRIEFING Documento que sintetiza diretrizes e metas do anunciante para uma campanha publicitária. É a partir do briefing que as diferentes áreas das empresas de comunicação – agência, instituto de pesquisa, produtora etc. – começam o seu trabalho.

Briefing: todas as informações necessárias para a realização de uma determinada tarefa ou ação.
Comum em várias áreas e muito utilizado no marketing, o briefing é a coleta de todas as informações necessárias para um trabalho. É parte essencial para entender sobre o cliente, o target e os objetivos.

Briefing Série de instruções organizadas de maneira resumida para orientar alguma atividade ou tarefa. No marketing digital também pode aparecer como Pitch.

Budget:

Na tradução, o termo significa orçamento. Budget da campanha, da área de marketing ou do cliente são algumas das aplicações que ele pode ter no dia a dia.

Budget: Corresponde ao orçamento de um trabalho, incluindo todos os investimentos e despesas.

Budget Significa orçamento. Você pode dizer, por exemplo, budget da campanha de marketing.

É o orçamento definido para determinada ação ou campanha específica.

Exemplo: o valor destinado ao lançamento de um novo produto é o budget para aquele momento.

Budget – É a tradução inglesa de orçamento, verba, dinheiro. “Isso está fora do meu budget.”, ou seja, do meu orçamento.

BUDGET Orçamento, verba.
O budget de marketing é o plano do orçamento estimado para campanhas ou para manter a estratégia de marketing. É muito comum definir um budget ao realizar campanhas, visto que, vários meios e formas de comunicação são utilizados.

Budget: Termo da língua inglesa que significa orçamento. No segmento empresarial ou do marketing digital, está relacionado a preparação do plano de orçamentos utilizado no início de novos projetos ou campanhas, ajudando na definição de todas despesas e na realização de uma organização financeira bem estruturada.

Budget
Orçamento ou verba destinado ou alocado para alguma tarefa ou serviço.

Bundle:

O mesmo que pacote exemplo pacote de imagens de royalty free, pacote de musicas para vídeos do You tube, pacote de palavras-chave, pacote de palavras de poder e persuasão, definições, pacote de produtos PLR, etc

Bundling:

O bundling refere-se à venda de produtos na forma de cabaz, ou seja, vários produtos num só, sendo o caso mais conhecido o cabaz de natal.

O cabaz assume um preço mais reduzido do que o da soma individual dos produtos, e/ou serviços que o compõem, e costuma ser composto por um produto líder (de atração) associado com produtos de menor capacidade competitiva.

A compra do cabaz na sua totalidade pode ser obrigatória, mas também existem casos em que o cabaz é expansível segundo as necessidades do cliente.

Como exemplos de cabazes expansiveis temos o serviço de televisão por cabo, ou os pacotes de software.

O bundling oferece, para as empresas que o praticam, as vantagens de segmentação dos clientes, maximização da sua capacidade aquisitiva e dificuldade de comparação com a concorrência, pelo que é uma técnica cada vez mais utilizada.

O bundling, quando obrigatório, é uma forma de reduzir o excedente do consumidor, permitindo ganhos mais elevados do que o produto líder vendido individualmente.

Em mercados muito concentrados, e quando praticado pelas empresas na sua generalidade, o bundling torna-se numa prática lesiva do consumidor, dado que este não tem outra opção a não ser adquirir o cabaz na sua totalidade.

Business Intelligence (BI):

A sigla, em inglês, significa que em português quer dizer “inteligência de negócios”. O BI é um software para a visualização e análise dos indicadores de uma empresa ou projeto.

Business Intelligence: Forrester Research define Business Intellingence (BI) como o conjunto de procedimentos, metodologias e arquiteturas que transformam dados puros em informação com sentido, útil na criação de uma estratégia mais eficaz na tomada de decisões.

A criação de sentido é feita através da medição e análise dos dados puros. Das quais resultam relatórios partilhados em plataformas corporativas. Permitindo uma gestão do conhecimento adquirido por todos os colaboradores da organização.

Assim, o BI dá sentido à informação disponibilizada pelo marketing intelligence.

Business Intelligence: inteligência de negócios. Processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para suporte da gestão dos negócios.

Business To Business (B2B):

A definição de Business to Business (B2B) é a de um mercado em que a relação comercial se estabalece de empresas para empresas.É uma expressão usada por oposição a B2C.

Um mercado B2B deve ser alvo de estratégias de marketing personalizadas, dado que este é um ambiente em que os processos físicos estão ausentes das relações comerciais.

Uma empresa que atua num mercado B2B deverá ter capacidades para lidar com grandes volumes de dados, e uma boa infraestrutura informática que garanta uma boa manipulação dos dados via database marketing.

Características como a personalização e a customização tornarão o sucesso nestes mercados mais eficaz.

Business to Business (B2B) marketing Em Português se refere à um tipo de negociação que acontece de Empresas para Empresas.

Business To Consumer (B2C):

A definição de Business to Consumer (B2C) é a de um mercado em que a relação comercial se estabalece de empresas para pessoas. É uma expressão usada por oposição a B2B.

Um mercado B2C deve ser alvo de estratégias de marketing personalizadas, dado que este é um ambiente em que os processos físicos estão muito presentes nas relações comerciais.

Para atrair a atenção do consumidor final é preciso investir no marketing relacional através da produção de conteúdo relevante e da comunicação direta e clara com os utilizadores.

Além disso, para maximizar a exposição de uma marca para o público, é necessário muitas vezes recorrer aos meios tradicionais de comunicação em massa.

Como características deste modelo temos: grande número de compradores, pequeno número de indivíduos envolvidos na decisão de compra, processo de compra simples, pequeno volume de compras e compra média de baixo valor.

Buzz:

A tradução literal é “burburinho”. Forma de divulgação de uma empresa, utilizando a mídia para gerar notícia, principalmente através do universo on-line pelas redes sociais.

Buzz Marketing:

O buzz marketing é uma técnica de marketing viral focada em maximizar o potencial boca a boca de uma determinada campanha ou produto, seja por meio de conversas ou discussões em larga escala nas plataformas de mídia social.

Ao fazer com que os consumidores falem sobre seus produtos e serviços, as empresas esperam aumentar sua base de conhecimento por meio do crescimento do tráfego online, além de aumentar o lucro.

O Buzz Marketing é um tipo específico de trabalho de marketing que visa a dispersão de propaganda de um produto ou serviço através de cadeias de consumidores.

Trata-se de uma das estratégias de marketing que encoraja os consumidores a repassar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência na mensagem.

O principal modelo de aplicação do buzz marketing, baseia-se na ideia de encontrar alvos para o produto/serviço que se quer criar o buzz, gerando uma notoriedade dentro de uma segmentação , sem gastar muito em publicidade em massa.

Os seis princípios que sustentam o trabalho: Causa, Contexto, Eleitos, Fixação da Ideia, Divulgação e Desequilíbrio.

Os eleitos são conhecidos como agentes contaminadores. São pessoas que têm facilidade em espalhar entre os seus amigos uma ideia nova. Todas as campanhas de buzz marketing devem identificar e cortejar os eleitos para disseminarem as suas ideias através de diversos canais de distribuição e de comunicação.

Ao identificar os eleitos, é também definido qual é a direção geográfica e demográfica que será o rumo da campanha. O intuito será encontrar uma certa pessoa com poder social (Desequilíbrio), de modo a divulgar as ideias e a sua fixação.

Ver também: Marketing de Guerrilha, Marketing Viral, Boca em Boca e Pay With a Tweet

Buzz marketing: É uma técnica para potencializar o famoso “boca a boca” sobre uma marca, campanha ou produto. Pode acontecer por meio de conversas ou discussões em larga escala nas redes sociais.

Buzz marketing Trata-se de uma estratégia para gerar discussão positiva sobre um produto ou marca, semelhante ao marketing viral. Geralmente, envolve parcerias com influenciadores digitais de um determinado segmento.

Buzz Marketing: Também conhecido por marketing boca a boca ou marketing viral, é uma estratégia que estimula indivíduos a repassarem uma mensagem para outros, principalmente no ambiente digital, aumentando a abrangência e servindo como forte influenciador. Nesta modalidade, a disseminação pode acontecer de forma espontânea ou através da influência de agente externo.

Byod:

Ela significa que você pode ou deve utilizar seus equipamentos pessoais para ter acesso à internet. Muitas empresas atuais já estão trabalhando nesse esquema, em que os colaboradores levam os próprios computadores, celulares e tablets.

Estes foram os termos iniciados pela “Letra B”

Clique na Letra ou Seção do Glossário que deseja pesquisar:

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Treinamentos Online.

Quer Saber Mais Sobre Marketing Digital e Negócios Online?

Quer Saber Como Criar Um Negócio Online Iniciando Com o Seu Site/Blog ?

Aprenda Aplicando Técnicas de Marketing Digital do Treinamento Método Turbo Tráfego . . .

Trabalhe honestamente

Tenha mais tempo com a família

Deixe o Google Trabalhar pra você...