cirque du soleil e a sua história

Escrito por Willian Fernando Nunes
em 12 de maio de 2022

Treinamentos Online.

Quer Saber Mais Sobre Marketing Digital e Negócios Online?

Veja neste Post: O estudo de Caso do Cirque Du Soleil, sua história e a importância de se aplicar Estratégias como a do Oceano Azul em seus Negócios.

Cirque du Soleil

Cirque du Soleil a história de um Picadeiro de U$ 1 Bilhão de Dólares.  

A perfeita combinação entre peças teatrais, acrobacias, figurinos incríveis e espetaculares apresentações misturadas a um universo de sons, luzes e cores fazem com que os mais de 4000 integrantes criem uma experiência única daquele que é considerado o maior grupo teatral do Mundo. 

Um Oceano Azul de Infinitas Possibilidades.

Assim podemos definir o exótico CIRQUE DU SOLEIL, um legítimo ícone do mundo do entretenimento.

O que é a Estratégia do Oceano Azul?

A estratégia do “Oceano Azul” é um conceito de negócios que diz que a melhor forma de superar a concorrência e deixá-la para trás é justamente parar de tentar superá-la.

Em outras palavras, para se destacar da concorrência acirrada do mercado tradicional (vermelho), precisamos buscar por outros mercados que até então nunca haviam sido explorados (Nichos).

Criando com isso uma Nova Oferta para um público que até então não estavam tendo as suas necessidades efetivamente bem atendidas (Demanda).

Foi isso que o Cirque Du Soleil fez com extremada competência, tornando a sua concorrência irrelevante.

O que lhe rendeu um estudo de caso no Livro “A Estratégia do Oceano Azul” dos pesquisadores W. Chan Kim e Renée Mauborgne publicado em 2005.

Obra essa, que foi posteriormente, traduzida para 43 idiomas em razão do seu incrível sucesso.

A estratégia do “Oceano Azul” desafia as empresas a transpor as barreiras do “Oceano Vermelho” da competição sangrenta dos Mercados Saturados, mediante a criação de novos espaços de mercado (Nichos) inexplorados, que tornem a concorrência irrelevante.

A estratégia do oceano azul : como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante / W. Chan Kim, Renée Mauborgne

E por falar em concorrência e saturação de mercados vou dar uma definição sobre o assunto nos trechos abaixo para você ficar mais bem informado.

Como o Cirque Du Soleil conseguiu se Sobressair em um Mercado Saturado?

Pois bem, antes de saber como o cirque du soleil conseguiu a incrível façanha de se sobressair dentro de um Mercado que já estava Saturado será preciso primeiramente entender…

O que é um Mercado Saturado?

Em uma definição rápida, um Mercado Saturado é quando existe um aumento exagerado da oferta pelo mesmo tipo de produto/serviço, aumentando consecutivamente a concorrência e provocando também uma diminuição na geração de demanda (procura), por esses produtos ou serviços.

Em decorrência disso, os clientes por não terem mais suas necessidades ou desejos particulares atendidos, por falta de opções, param de consumir tais produtos, passando a dar preferência a produtos novos ou similares aos que estavam acostumados a comprar.

Pois bem se quiser se inteirar mais sobre esse assunto temos este outro post aqui sobre Mercados Saturados que poderá ser do seu interesse.

Mas você pode estar aí se perguntando…

O que o Cirque du Soleil tem a ver com o Oceano Azul ?

Logo Azul e Preto do Cirque Du Soleil

A Estratégia do Oceano Azul

R: A estratégia.

Pense um pouco, ao invés de ficar batendo de frente com os seus concorrentes, o Cirque du Soleil procurou e encontrou uma oportunidade para explorar um novo Nicho de Mercado.

Primeiro eles criaram os chamados valores de inovação, oferecendo diferenciais para seu produto ou serviço, buscando com isso, encontrar nesses diferenciais alterações que agradassem ao novo público.

Foi assim que eles identificaram que haveriam outros mercados a serem explorados, expandindo as fronteiras do segmento que atuavam (circos), para outro nivel de apresentação onde seus principais concorrentes não estavam.

Com essa evolução eles encontraram mais 4 vantagens competitivas que foram:

Aceitação: Conseguiram atrair um público que logo percebeu e aceitou a diferença, que era inovadora porém mantia suas características familiares.

Maximização de oportunidades: eles puderam então ampliar a ideia e tirar o máximo proveito dela.

Minimização de riscos: eliminando os excessos que até então aumentavam os custos das apresentações tradicionais, diminuiram gastos desnecessários.

Posicionamento da marca: com esses novos diferenciais e a procura por segmentos e públicos que ainda não eram explorados pelo concorrentes, logo se posicionaram como lideres do mercado tornando assim a concorrência irrelevante.

Foi o que o Cirque de Soleil fez, em vêz de continuar na briga com seu maior concorrente o Ringling Brothers and Barnum & Bailey Circus optou por usar essa estrátegia deixando então a concorrência neste mercado específico irrelevante.

Bem agora que você já sabe o que eles fizeram, veja…

Como eles fizeram para tornar a concorrência irrelevante.

Pois bem, GUY LALIBERTÉ, foi ex-acordeonista, ex-equilibrista em pernas de pau, ex-engolidor de fogo, foi o Fundador e CEO de uma das principais empresas exportadoras do Canadá, o Cirque du Soleil.

Criada em 1984, por um grupo de 73 artistas de rua, as produções do Cirque já foram vistas por quase 42 milhões de pessoas em 90 cidades em todo o mundo, atualmente número de Funcionários chega a 5020. 

Em menos de 20 anos, o Cirque du Soleil já havia alcançado o nível de receita que o seu principal concorrente o Ringling Brothers and Barnum & Bailey Circus reconhecidamente alcançara sendo o campeão mundial da indústria circense, posição que só atingiu após mais de 100 anos de atividade.

O uso de Estratégias Competitivas

Como foi dito, a “incrível façanha” que fez com que o cirque du Soleil se destacasse da concorrência tornando a mesma irrelevante não se deu como muitos possam imaginar, assim tipo dentro de um Mercado promissor.

Muito pelo contrário isso aconteceu em uma época em que a concorrência estavaa muito acirrada e o Mercado totalmente Agressivo e Saturado, com muitas dificuldades para um possível crescimento.

Na visão clássica as estratégicas tradicionais eram desanimadoras pelo crescente surgimento de formas alternativas de entretenimento como:

  • várias espécies de espetáculos urbanos ao vivo,
  • eventos esportivos,
  • diversões domésticas etc.

Tudo isso tornava-se cada vez mais frequente e consequentemente aumentava a concorrência. 

Como resultado dessa situação, o público que comparecia a circos era cada vez menor, o que por sua vez encolhia a receita e o lucro.

Portanto, sob o ponto de vista das estratégias competitivas, a indústria circense parecia pouco atraente.

Público

Outro aspecto impressionante do sucesso do Cirque du Soleil é o fato de estarem avançando sem conquistar fatias da demanda já existente na indústria circense, que historicamente sempre se concentrou em crianças.

O Cirque du Soleil não concorreu diretamente com o Ringling Brothers and Barnum & Bailey’s Circus para chegar ao topo, em vez disso criou um novo espaço de mercado até então inexplorado.

Com características Inovadoras, ia atraindo um grupo totalmente novo de frequentadores (Adultos e Clientes Empresariais), dispostos a pagar preços várias vezes superiores aos praticados pelos Circos Tradicionais.

Por oferecer uma experiência inovadora de entretenimento até então desconhecida, mudou por completo o conceito de Circo, tanto que, uma das primeiras produções do Cirque du Soleil foi intitulada de   “A Reinvenção do Circo”.

Para entender melhor precisamos saber um pouco da história do Cirque du Soleil

A História do Cirque du Soleil

Essa é a fascinante história do Cirque du Soleil que começou em Baie-Saint-Paul, um charmoso vilarejo na costa norte do Rio São Lourenço, a leste da cidade de Quebec no Canadá, considerada a Meca dos pintores da região.

Baie-Saint-Paul a casa do Cirque du Soleil.
Baie-Saint-Paul

Ali, no começo dos anos de 1980, uma trupe de coloridos personagens literalmente chacoalhava a cidade, dançando e se equilibrando em pernas de pau, soprando fogo e tocando músicas contagiantes.

A Criação dos Échassiers de La Baie-Saint-Paul

Échassiers de La Baie-Saint-Paul o inicio do Cirque Du Soleil.
Échassiers de La Baie-Saint-Paul.

O nascimento do Cirque du Soleil se deu em 1984, porém foi um projeto iniciado alguns anos antes por uma equipe de funcionários de um albergue de jovens chamado de Balcon Vert em Baie-Saint-Paul. 

Na primavera de 1979, Gilles Ste-Croix havia ido trabalhar como gerente no Balcon Vert e na ocasião conhece Guy Laliberté outro funcionário do albergue que recentemente havia sido contratado como animador em troca de acomodações. 

Com uma ideia na cabeça Gilles Ste-Croix inspirando-se em espetáculos interpretados por Marionetes Gigantes pensa em criar uma trupe semelhante, só que desta vez tomando por base, personagens lendários e históricos de Quebec equilibando-se em pernas de pau.

A criação de Échassiers de la Baie sob a inspiração de Gilles Ste-Croix, se concretiza portanto em Março de 1980 marcando um passo importante ao reunir artistas em busca de experiências culturais inovadoras.

Agora eles eram oficialmente o Les Échassiers de Baie-Saint-Paul os Equilibristas das Pernas-de-Pau de Baie-Saint-Paul, um grupo de teatro de rua fundado por Gilles Ste-Croix e um músico especialista em pirotecnia Guy Laliberté.

Esse último que acabaria sendo, mais tarde o fundador do CIRQUE DU SOLEIL.

O primeiro show da trupe dos equilibristas das pernas de pau.

A primeira mostra de Les Échassiers de Baie-Saint-Paul, tratava da vida de um personagem lendário de Charlevois: Alexis Lapointe conhecido como le Trotteur, o Trotador (1860-1924).

Alexis era um dançarino incansável, saltador excepcional, tocador inveterado de “gaita com bocas duplas”, mas sua maior especialidade era a corrida contra cavalos.

Sim, ele corria regularmente contra cavalos trotadores, daí a sua fama de trotador (sem dizer que muitas ocasiões imaginava ser o próprio cavalo).

Às vezes corria contra cães e porcos, também contra carros ou trens.

Alexis sairia de casa aos 18 anos e passaria o resto da vida na estrada, vivendo uma vida como um artista Intinerante, apostando corridas contra cavalos o que lhe rendia alguns trocados.

A estréia do espetáculo Alexis: o Trotador acontece em 23 de junho de 1980 na arena Baie-Saint-Paul então é posteriormente apresentado em vários lugares de Quebec. 

Objetivos.

O espectáculo já era um sinal do que mais tarde viria ser a escolha por encenar seres humanos montados em palafitas em vez de animais como habitualmente eram encontrados nos espectáculos de circo tradicionais.

Uma vontade dos seus criadores, que será ainda mais adiante, firmada com a criação do Cirque du Soleil, lá  em 1984 e que se tornaria a marca registrada desta empresa. 

Clube do Salto Alto

Em 1981, eles começaram uma nova formação como uma trupe de artistas performáticos de rua conhecidos como “Le Club des Talons Hauts” (O clube dos Saltos Altos).

“La Fête Foraine de Baie-Saint-Paul” dos Precursores do Cirque Du Soleil. 

“Le Club des Talons Hauts” (O clube dos Saltos Altos) atores de “La Fête Foraine de Baie-Saint-Paul” os Precursores do Cirque Du Soleil. 
“Le Club des Talons Hauts” (O clube dos Saltos Altos).

Esse mesmo grupo foi responsável pela criação do primeiro festival de apresentações de rua em 1982.

Foi por iniciativa do Club des Talons Hauts que começou o projeto de criação da Fête foraine de Baie-Saint-Paul inspirados pela grandes feiras Européias da Idade Média.

Durante uma semana inteira, as ruas de Baie-Saint-Paul viram toda uma nova geração de artistas de rua, circularem pelos espaços públicos de todas as cidades e mercados se misturando ao cotidiano dos espectadores.

Conforme iam ganhando fama, artistas vindos de várias partes como: Quebec, Canadá, Estados Unidos e Europa se juntavam a eles para representar as manifestações populares da época, transformando a pequena cidade em um imenso picadeiro, com palhaços, mágicos, malabaristas, acrobatas e músicos.

A partir da criação deste festival, começaram a atrair muita atenção e foi então que passaram a compartilhar da mesma louca ideia de um sonho grandioso: criar um circo em Quebec e assim levar essa trupe para viajar ao redor do mundo.

A Fête foraine de Baie-Saint-Paul foi um sucesso retumbante durante três anos de atividade:

  • em 1982,
  • 1983 atraindo cerca de 25.000 espectadores e
  • em 1984. 

Foi nesse meio tempo que criou-se O parque de diversões de Baie-Saint-Paul (entre 1982-1984)

Assim Nasce o Cirque Du Soleil. 

O parque de diversões de Baie-Saint-Paul, Aqui Nasce o Cirque Du Soleil.
Parque de diversões de Baie-Saint-Paul

Em 1984 com as comemorações do 450º aniversário da descoberta do Canadá pelo explorador francês Jacques Cartier (1491-1557), órgãos do governo precisavam de um show que pudesse envolver todas as festividades pensadas e propostas para serem realizadas através da província.

Aproveitando-se desse gancho, Guy Laliberté, juntamente com Daniel Gauthier, apresentou o projeto de um show chamado “Le Grand Tour Du CIRQUE DU SOLEIL” (A Grande Volta do Circo do Sol), sendo bem sucedido perante os patrocinadores do evento.

Sua criação baseava-se em um conceito totalmente novo: uma extraordinária mistura teatral de artes circenses e de rua, apresentada em uma embalagem de fantasias extravagantes e loucas, sob luzes mágicas e acompanhadas de uma música original. 

“Le Grand Tour Du Cirque Du Soleil”

O primeiro espetáculo, batizado de “Le Grand Tour Du Cirque Du Soleil”, foi apresentado na pequena cidade de Gaspé, em Quebec no Canadá.

Utilizando uma tenda emprestada, Laliberté teve que lidar com a insatisfação dos artistas europeus pela inexperiência do circo. 

No entanto, os problemas foram resolvidos e o espetáculo foi um tremendo sucesso.

Apresentado em 11 (onze) cidades da província, deste momento em diante a companhia se desenvolveu, juntaram cada vez mais artistas e o CIRQUE DU SOLEIL foi tomando forma. 

Com a realização da primeira turnê, estabeleceu-se também a meta de apresentar seu show em todos os lugares possíveis. 

Infelizmente, apesar do estrondoso sucesso foi apresentado um pedido à Câmara Municipal de Baie-Saint-Paul para organizar a edição de 1986 da Fête foraine de Baie-Saint-Paul, porém a administração municipal recusou-se a conceder apoio financeiro para a organização da atividade. 

Assim a Fête foraine de Baie-Saint-Paul cessou as suas atividades, o que foi uma lamentável oportunidade perdida, e os fundadores do Cirque du Soleil voltaram suas atenções para os mercados internacionais, o que lhes valeu um sucesso deslumbrante.

Desde então, o CIRQUE DU SOLEIL não parou mais. 

Festival de Los Angeles do ano de 1987.

Festival de Los Angeles do ano de 1987  primeira vez que o CIRQUE DU SOLEIL , faz uma turnê fora do Canadá.
Onde a magia é pura e a fantasia real, onde os sonhos deixam de ser apenas sonhos …

Em 1987, Le Cirque aventurou-se, pela primeira vez, a fazer uma turnê fora do Canadá. 

Com o espetáculo intitulado de Le Cirque Réinventé (O Circo Reinventado) apresentou-se na cidade de Los Angeles na Califórnia.

O Cirque assumiu o maior risco de sua história até aquele momento, concordando em se apresentar no Festival de Verão de Los Angeles em setembro do mesmo ano.

 Le Cirque Réinventé (O Circo Reinventado)
Le Cirque Réinventé (O Circo Reinventado)

Sem os fundos necessários para uma viagem de volta para casa, Laliberté, trabalhou duro para garantir que o show fosse um sucesso.

Enquanto seus colegas trabalhavam para montar a Tenda, Laliberté, segundo conta a história, não se encontrava em lugar algum. 

Nos dias e noites, especialmente as noites que levavam à abertura, o líder ausente tinha saído falando sobre o show com as pessoas bonitas dos restaurantes e casas noturnas de Los Angeles. 

Ele conseguiu gerar o burburinho que tornou o então Cirque, praticamente desconhecido, no espetáculo mais imperdível do Festival de Los Angeles de 1987. 

A aposta valeu a pena. 

Estimulado pela resposta do público californiano, o Cirque du Soleil se torna um sucesso instantâneo. 

O show é realizado em Los Angeles, San Diego e Santa Mônica com ótimas críticas!

Anos 90 Le Cirque du Soleil, Ganha Le Monde.

1990NOUVELLE EXPÉRIENCE: (Nova Experiência) que inaugurou a nova tenda do circo com capacidade para 2.500 lugares.

1992SALTIMBANCO: Seu mais famoso espetáculo que arrastou aproximadamente 10 milhões de espectadores em 20 países desde sua estreia. 

1992FASCINATION: (Fascinação) uma colagem dos melhores números dos espetáculos anteriores, que permitiu ao circo começar a ser conhecido no Japão. 

1993MYSTÈRE: (Mistério) espetáculo gigantesco que inaugurou o primeiro teatro permanente do CIRQUE DU SOLEIL na cidade de Las Vegas no dia 25 de dezembro.

Ainda é apresentado no Treasure Island Hotel em Las Vegas. 

1994ALEGRIA:

Espetáculo itinerante criado para comemorar o décimo aniversário do circo, estreou na cidade de Montreal no Canadá.

Esse período marca a expansão da empresa para outros nichos de atuação com a criação de sua divisão multimídia, Cirque du Soleil Images.  O filme Alegria​​ estreiaria em 1999 dirigido por Franco Dragone mas ao contrário do espetáculo, tentou impor diálogo e história a um espetáculo performático, porém, sem sucesso.

1994 QUIDAM: (Transeunte Solitário, pessoa perdida na multidão) um espetáculo itinerante que narra a vida de uma criança que não tem a atenção dos pais refugiando-se em um mundo imaginário, sendo inspirado na idéia de “transformar um mundo anônimo em outro de esperança e convívio”.

1998LA NOUBA: Espetáculo que estreou em 14 de dezembro, inaugurando o teatro permanente no centro da Disney Downtown West Side, propriedade de Walt Disney World Resort na cidade de Orlando, na Flórida.

1998“O’’:

Nome que brinca com a sonoridade da palavra “água” em francês primeiro espetáculo aquático do CIRQUE DU SOLEIL que estreou no luxuoso Bellagio Hotel em Las Vegas.

1999DRALION: (Fusão em Inglês das palavras dragão e leão) um espetáculo que mescla a tradição do teatro chinês com a vanguarda das correntes artísticas ocidentais em seus números de acrobacia, malabarismo, dança e música.

A História do Cirque Du Soleil Celebrando o Novo Milênio.

Cirque Du Soleil Celebrando o Milênio
Cirque Du Soleil Celebrando o Milênio

Com a chegada do Novo Milênio, a companhia Cirque Du Soleil Images Produções lança seu novo filme “Journey of Man” usando tecnologia IMAX 3-D onde os efeitos visuais ampliam imediatamente as percepções dos espectadores.

Journey of Man mistura vários atos de diferentes espetáculos antes produzidos contando uma história leve e solta, mantendo-se porém a fidelidade ao espírito inovador da trupe de Quebec. 

O Fim de Um Ciclo de 15 Anos

Embora o Cirque du Soleil apesar de manter sua criatividade em alta, perderá o que alguns consideram o coração da empresa com o rompimento entre Guy Laliberté e seu amigo de infância  Daniel Gauthier. 

No início de 2001, Daniel Gauthier deixa o Cirque e a empresa é então comprada por Guy Laliberté, que tem sua participação acionária aumentada para 95% tornando-se assim sócio majoritário do Cirque Du Soleil.

[Nos primeiros 15 anos de existência do Cirque foram parceiros (meio a meio) até que em 2001 Gauthier diz a seu amigo de infância que iria sair.

Foi um trauma para ambos e para  toda a família Cirque.

“Vivemos em simbiose, sem precisar falar para nos entendermos”

Disse Gauthier acrescentando:

“Minha decisão de pôr fim à nossa parceria de negócios vem depois de muita reflexão e longas discussões com meu parceiro e foi feito por razões estritamente pessoais”.]

O Espetáculo Continua…

2002 – VAREKAI: 14° espetáculo do grupo CIRQUE DU SOLEIL que estreou na cidade de Montreal. 

2003 – ZUMANITY: Another Side of Cirque Du Soleil, espetáculo provocativo e sexy para adultos em Las Vegas.

Ainda em 2003 a companhia Cirque Du Soleil Images Produções lança seus primeiros programas de televisão:

  • A minissérie documental Fire Within 
  • E a série de variedades Solstrom

2004 – KÀ: (Fogo em Japonês) o mais vistoso espetáculo já produzido pela trupe, que estreou no MGM Grand Hotel & Casino.

Em setembro desse mesmo ano, a empresa lançou sua gravadora, Cirque du Soleil Musique.

2005 CORTEO:

Corteo - cirque du soleil

Esse espetáculo, cujo nome significa “cortejo” em Italiano, é o mais teatral dos shows  conta a história de um palhaço que recorda sua vida e imagina seu funeral.

2006 – THE BEATLES LOVE: Espetáculo que traz a magia do espírito do CIRQUE DU SOLEIL misturada à paixão pelos Beatles, .

  • 2006 – DELIRIUM: Delirium foi a primeira das produções do Cirque du Soleil projetada para ser apresentada em arenas, foi um show multimídia itinerante do Cirque du Soleil com música ao vivo. O show estreou em 26 de janeiro de 2006. 

2007 – KOOZA: Espetáculo itinerante que conta a história de The Innocent (O Inocente), um solitário melancólico na busca do seu lugar no mundo esse espetáculo explora temas sobre o medo, a identidade, o reconhecimento e a energia. 

2008 – ZAIA: Um espetáculo permanente na Ásia, que aposta em um novo perfil de turistas que chegam à ex-colônia portuguesa de Macau.

  • 2008 – CRISS ANGEL BELIEVE: Espetáculo fixo (apresentado no Luxor Resort & Casino em Las Vegas), realizado em parceria com o ilusionista Criss Angel que estreou oficialmente no dia 12 de Setembro de 2008. 
  • 2008 – ZED: Espetáculo fixo da trupe canadense que estreou no dia 1º de outubro em um teatro com capacidade 2.170 lugares, localizado na Disneylândia de Tóquio. 

2009 – OVO:

Espetáculo itinerante que estreou com ensaios abertos no dia 23 de abril na cidade de Toronto. O espetáculo conta a história de amor entre uma joaninha e um estranho inseto, tendo como tema (O mágico mundo dos insetos). 

2009 – LES CHEMINS INVISIBLES: Espetáculo com apresentações gratuitas durante o verão, cidade de Quebec período de cinco anos.

E o resto?

BEM O RESTO É UM OUTRO Espetáculo…

2010 – 2015: Cortes e Reestruturação. 

Neste periodo, a empresa passou a enfrentar vários problemas com suas produções, muitas tiveram que ser encerradas devida à fraca venda de ingressos.

Em 2012, a empresa anunciou a demissão de 50 dos seus integrantes e como resultado em Dezembro do mesmo ano, partiu para a criação de uma nova divisão o “Cirque du Soleil Média”.

Porém em 16 de janeiro de 2013, o Cirque du Soleil anunciou que demitiria mais 400 de seus 5.000 funcionários em todo o mundo, apesar de ter arrecadado mais de US $ 1 bilhão em receita no ano anterior de 2012.

Em janeiro de 2014, a fim de diversificar sua produção o Cirque du Soleil anuncia a criação do “Cirque du Soleil Theatrical”, uma nova divisão destinada a desenvolver produções teatrais tradicionais.

Em 20 de abril de 2015, Guy Laliberté anuncia a venda 90% na empresa para grupos de investimento por US $ 1,5 bilhão, mantendo apenas 10% participação na própria empresa.

 2010 – TOTEM: É um show itinerante, que estreou em Montreal em 22 de abril de 2010 e um espetáculo que traça a fascinante jornada da espécie humana desde o estado anfíbio original até seu incessante desejo de voar. 

  • 2010 – VIVA ELVIS:

Espetáculo que homenageia a vida e a música de Elvis Presley com uma mistura de dança e acrobacia, música ao vivo e gravações lendárias do “Rei do Rock”.

O espetáculo estreou oficialmente no dia 19 de fevereiro, permanentemente instalado no Resort & Casino at City Center na cidade de Las Vegas O espetáculo trazia para o palco a vida e a música de um ícone Americano que mudou para sempre a cara do rock ‘n’ roll e teve sua última apresentação no dia 31 de agosto de 2012. 

2011 – ÍRIS: O nome do show, Iris , vem do diafragma da câmera , bem como da íris colorida do olho humano era um show residente SEDIADO em Los Angeles , Califórnia e estreou em 25 de setembro de 2011. 

  • 2011 – MICHAEL JACKSON: The Immortal World Tour: O show de arena (parecido com um show de rock), começou sua turnê em 2 de outubro de 2011, em Montreal, foi a primeira de duas produções teatrais do Cirque du Soleil a combinar a música de Michael Jackson com o estilo acrobático característico do Cirque du Soleil. Em dezembro de 2011, apenas dois meses após o lançamento, o show havia vendido mais de US$ 100 milhões em ingressos nos Estados Unidos e Canadá.
  • 2011 – ZARKANA: O título Zarkana é uma fusão das palavras “bizarro” e “arcano”, uma história sobre um mágico em um teatro abandonado que havia perdido seu amor e sua magia. Começou como um show de turnê em 2011 e foi convertido em um show residente em Las Vegas no final de 2012. 

2012 – AMALUNA: Amaluna foi um show itinerante (tendas de turnê), vagamente inspirado em A Tempestade de William Shakespeare que, estreou em Montreal , Quebec, Canadá, em 19 de abril de 2012 com um elenco formado por 70% de mulheres.

2013 – MICHAEL JACKSON – ONE: É a segunda produção baseada em Michael Jackson. A estreia mundial oficial foi em 29 de junho de 2013 no Mandalay Bay em Las Vegas. O enredo do show é centrado em quatro “desajustados” que partem em uma jornada ao mundo e à música de Michael Jackson onde cada um dos quatro personagens recebem presentes de Jackson como: suas luvas brancas, meias brancas e sapatos pretos, chapéu e óculos escuros.   

2014 – KURIOS: (Gabinete de Curiosidades) um show em tenda de turnê é uma produção itinerante do Cirque du Soleil que estreou em 24 de abril de 2014 em Montreal, Quebec , Canadá  que conta a história de um inventor do final do século XIX que inventa uma máquina do tempo.

  • 2014 – JOYÁ: É um show de 80 minutos residente no resort Vidanta na Riviera Maya – México, que teve sua estréia em 8 de novembro de 2014, sendo o primeiro espetáculo residente do Cirque du Soleil na América Latina. Conta a jornada de uma “adolescente e seu avô travesso em uma busca fantástica que abrange gerações”

2015–2020: Rebranding e Diversificação. 

2015 – TORUK: (The First Flight) inspirada no filme Avatar de James Cameron, retrata um mundo antes dos eventos descritos no filme. foi uma produção itinerante do Cirque du Soleil que estreou em dezembro de 2015.

2016 – LUZIA:   O nome Luzia funde o som de luz (” luz ” em espanhol) e lluvia (” chuva “) dois elementos que estão no cerne da criação do espetáculo. Luzia estreiou em abril de 2016

  •  2016 – PARAMOUR: Foi o primeiro musical residente do Cirque du Soleil na Broadway apresentando-se no Lyric Theatre em Nova York .  Paramour foi tema da “idade de ouro de Hollywood ” e fala sobre a vida de um poeta que é forçado a escolher entre o amor e a arte. Teve sua estréia em abril de 2016.

  • 2016 – LUNA PETÚNIA: era uma série animada de televisão produzida pelo Cirque du Soleil Media estreou na Netflix em 9 de Dezembro de 2016. Segue as aventuras de uma garotinha chamada Luna Petunia que brinca em uma terra dos sonhos onde aprende a tornar o impossível em possível.    A segunda temporada foi lançada em 7 de julho de 2017 e a terceira em 17 de novembro de 2017.

Foi seguido por Luna Petunia: Return to Amazia em 2 de fevereiro de 2018, a segunda temporada foi lançada em 20 de julho de 2018.

2017 – VOLTA: Volta é um espetáculo circense itinerante do Cirque du Soleil que teve sua estréia em 20 de Abril de 2017 como um show armado em tendas de turnê. Esse espetáculo baseia-se em esportes radicais cujo personagem principal é um competidor de game show chamado Waz.

  • 2017 – CRYSTAL: Foi o primeiro show de patinação no gelo da empresa e um show de turnê de arena do Cirque du Soleil que começou a ser exibido ao público em outubro de 2017, com estreia oficial em dezembro de 2017, onde a maioria dos artistas está patinando no gelo durante todo o show e mistura vários atos circenses com patinação no gelo de alto nível. 

Em 6 de julho de 2017, o Cirque du Soleil anunciou que havia adquirido o Blue Man Group, uma empresa Americana de arte performática formada em 1987 mais conhecido por suas produções teatrais, que incorporam muitos tipos de música e arte como sendo uma nova subsidiária da empresa. As negociações da nova subsidiária, segundo consta, teria sido fechada por cerca de US$ 65,5 milhões.

Em 21 de novembro de 2017, o Cirque du Soleil tomou medidas para diversificar e renomear a empresa apresentando seus novos logotipos. Na ocasião os proprietários da Franquia anunciaram o novo empreendimento sob o nome de Cirque du Soleil Entertainment Group.

2018 – BAZZAR: Em 14 de Novembro de 2018, estreiou em Mumbai na Índia, o show de turnê Bazzar a primeira produção da empresa a fazer uma turnê naquela região, um show especialmente projetado para atingir os Mercados Indiano e Africano.  Inspirado no circo antigo, este espetáculo homenageia os espetáculos das raízes do Cirque du Soleil.

Bazzar

BAZZAR, é um laboratório eclético onde a imaginação vagueia e a criatividade é ilimitada. 

Em 2019 o Cirque Du Soleil lançou mais 6 (seis) shows…

2019 – ALEGRIA EM UMA NOVA LUZ: Um show de tendas itinerantes que foi lançado em 18 de abril de 2019 em turnê no Grand Chapiteau (desde 2019) e ativo ainda hoje.

  • 2019 – X THE LAND OF FANTASY: (Terra da Fantasia) show residente que foi lançado em 3 de Agosto de 2019 na cidade de Hangzhou na China e que está ativo ainda hoje.
  • 2019 – AXEL: Uma turnê que teve inicio em 4 de outubro de 2019 e que se manteve em atividade até o ano de 2020.
  • 2019 – MESSI 10: foi também uma arena de turnê iniciada em 10 de outubro de 2019 e que está em atividade até o dia de hoje.

2019 – RUN:  Foi um show residente (fixo) de suspense e ação ao vivo do Cirque du Soleil que estreou em 24 de Outubro de 2019, apresentado no Luxor Resort & Casino em Las Vegas. Espetáculo realizado em parceria com o ilusionista Criss Angel e inspirados em filmes de ação e novelas gráficas (graphic novels). O show apresentava diversas acrobacias no estilo “filmes” em vez de atos acrobáticos de circo e teve sua atuação até 8 de março de 2020, quando foi retirado.

  • 2019 – TWAS THE NIGHT BEFORE IN NEW YORK CITY: (Foi na Noite Anterior em Nova York) foi o primeiro show de Natal do Cirque du Soleil, um clássico de Natal que apenas o Cirque du Soleil poderia imaginar.  Twas the Night Before… é um espetáculo festivo sobre as maravilhas da partilha e da amizade, que promete despertar memórias duradouras nos corações das famílias nas Épocas Natalinas.

2020–2021: Impacto da Pandemia de COVID-19 

Devido à Pandemia de Covid -19 em 19 de Março de 2020, o Cirque du Soleil anunciou que todos os 44 shows que estavam ainda em atividade em várias partes do Mundo, deveriam ser suspensos e que 95% de seus funcionários, ou seja, cerca de 4.679 seriam temporariamente demitidos.

Com apenas os shows residentes Joyà e X: The Land of Fantasy que ficaram abertos (limitadamente) durante o verão de 2020, o Cirque du Soleil não reabriu nenhum outro de seus espetáculos por mais de um ano durante a pandemia de COVID-19. O que voltaria a ser feito gradativamente à partir do verão de 2021, quando a empresa reabriria vários de seus shows, começando pelos que estavam residentes em Las Vegas e algumas turnês do final de 2021 e inicio de 2022.

2021 – DRAWN TO LIFE: (Atraído para a Vida) foi a primeira e mais nova produção da empresa desde o inicio da pandemia, abrindo suas portas no mês de Novembro de 2021, estreiando como uma programação residente. Sobre o espetáculo pode-se dizer que a parceria com a Walt Disney Animation, foi capaz de colocar a imaginação do espectador em movimento através da arte da animação clássica da Disney e reinterpretada através do design inovador do Cirque du Soleil representadas pelas performances acrobáticas, coreografia deslumbrante e figurinos ecléticos.

Cirque Du Soleil trás ao Brasil seu mais novo Espetáculo: Corteo.

O Cirque du Soleil, que se apresentou em mais de 90 países e já encantou uma platéia de mais de 360 milhões de pessoas, agora chega novamente ao Brasil com a proposta de criar um espetáculo inspirador, apresentado por uma alegre trupe de acrobatas, dançarinos e músicos.

Em 2023, o espetáculo apresentado será “Corteo“, uma palavra italiana que em português significa Cortejo, é uma alegre procissão, um desfile festivo imaginado por um palhaço.

A história é baseada na imaginação que esse palhaço tem de seu próprio funeral, mas feito de uma maneira alegre, irreverente e inusitada.

O espetáculo reúne a paixão do ator com a graça e a força do acrobata para mergulhar o público em um mundo teatral de diversão, comédia e espontaneidade situado em um espaço misterioso entre o céu e a terra.

Serão os atores, capazes de encantar novamente o público Brasileiro com o “Espetáculo Corteo”?

Espetáculo Corteo

As datas do Circo do Soleil 2023 no Brasil já foram divulgadas e as primeiras apresentações do espetáculo Corteo, acontecerão em:

  • São Paulo: inicia no dia 30 de março;
  • Porto Alegre: em abril de 2023;
  • Brasília: dia 26 de julho;
  • Belo Horizonte: A partir do dia 19 de setembro;
  • Curitiba: 8 de novembro;
  • Rio de Janeiro: a partir do dia  27 de dezembro.

Casos de sucesso

Proposta de Valor Kopenhagen – Páscoa 2022.

O que a marca Kopenhagen fez na páscoa desse ano de 2022, foi agregar novas propostas de valor aos seus produtos, batendo assim o recorde de vendas para o mesmo periodo do ano anterior de 2021.

Foram mais de 19 lançamentos e 50 produtos novos como: chocolate sem lactose, sem glúten e sem adição de Açúcar mantendo o sabor Kopenhagen.

Kopenhagen investe em Inovação e Qualidade.

Para conseguir angariar novos consumidores a kopenhagem inovou por meio de campanhas de Internet Marketing pautadas tanto no trabalho de social média como no auxílio de influenciadores digitais etc.

A empresa apostou no crescimento digital, tanto que lançou, em Dezembro de 2021 um Aplicativo que já conta com um números de downloads imenso onde grande parte das vendas já estão acontecendo.

O consumidor de pronto abraçou a ideia do aplicativo, e as vendas estão falando super bem por meio um portfólio diversificado, que atende todo tipo de gosto e de bolsos, com preços de produtos que vão à partir de 12 reais até os mais sofisticados com valores de até 500 reais. 

As vendas digitais em média giram em torno de 10 (dez), 12 (doze) por cento ao longo do ano, mas neste momento de Páscoa as vendas já chegaram a cerca de vinte (20) por cento.

A estratégia acabou tornando a concorrência irrelevante, tanto que superou marcas tradicionalissimas como a Nestlé que é a lider do mercado mas que continuou oferecendo o mesmo tipo de produto como os tradicionais ovos de Páscoa juntamente com dezenas de outras empresas que praticamente vendem o mesmo produto.

Os clientes

Agindo assim, a Kopenhagen conseguiu manter conexões com todos os seus consumidores, indo muito além da oferta de produtos tradicionais e nos últimos anos através de um movimento que tem inserido o consumidor no centro das atenções e não o produto em si.

Pois bem pessoal isso é tudo, vejo vocês mais adiante em outro post.

Até a vista.

As fontes para esse artigo se encontram em: http://www.ameriquefrancaise.org/ em https://www.cirquedusoleil.com/ e https://en.wikipedia.org/wiki/Cirque_du_Soleil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Treinamentos Online.

Quer Saber Mais Sobre Marketing Digital e Negócios Online?

Quer Saber Como Criar Um Negócio Online Iniciando Com o Seu Site/Blog ?

Aprenda Aplicando Técnicas de Marketing Digital do Treinamento Método Turbo Tráfego . . .

Trabalhe honestamente

Tenha mais tempo com a família

Deixe o Google Trabalhar pra você...